Curiosidades

Conheça 5 doenças mortais que foram transmitidas por animais

0

A humanidade poderia se ver livre de sete em cada dez doenças que apareceram nas últimas décadas, caso nosso apetite por produtos de origem animal não fosse tão forte como é hoje. Além disso, a falta de saneamento básico em algumas regiões pode ocasionar a proliferação de doenças que pode ser mortais.

Na nossa lista estão as 5 doenças mortais que foram transmitidas por animais:

Parasita da insanidade

10

O parasita bizarro Toxoplasma gondii infecta o cérebro de mais da metade da população humana mundial. Cientistas acreditam que ele possa aumentar o risco de esquizofrenia e de neuroses. No entanto, seu hospedeiro primário são gatos domésticos e você pode virar o hospedeiro secundário quando tem contato com as fezes do animal.

HIV/Aids
11

O HIV, o vírus da Aids, se originou em chimpanzés e em outros primatas. Supõe-se que o primeiro humano a ter contraído a doença viveu há mais de um século atrás. A Aids destrói o sistema imunológico do organismo, deixando-nos suscetíveis a infecções letais ou a câncer. Um exemplo? A tuberculose mata 250 mil pessoas que possuem o HIV por ano.

Zoonoses
13

Inúmeras zoonoses (e o número está crescendo) são contraídas por mordidas ou picadas de animais. Os campeões da “transmissão” são os mosquitos. A malária, por exemplo, transmitida pela picada de um mosquito, infecta 350 milhões de pessoas (ou mais) todos os anos.
A dengue, por sua vez, infecta 50 milhões de pessoas anualmente.

O problema está crescendo, e os cientistas avisam que o aquecimento global não vai contribuir para a diminuição do problema – já que os mosquitos transmissores dos vírus preferem climas quentes.

Se contarmos os nossos animais domésticos na lista de transmissores de doença, sabe-se que 55 mil pessoas morrem de raiva (hidrofobia), todos os anos, e ela é contraída através de mordidas, principalmente de cachorros. E, de vez em quando, você não precisa nem ser mordido ou picado para ser infectado. O hantavírus pode ser contraído através do ar que respiramos, se este estiver contaminado por fezes de rato.

Peste bubônica

Nenhuma epidemia consegue “quebrar o recorde” da peste bubônica, ou peste negra, em termos de impacto global. Cadáveres eram empilhados nas ruas da Europa e do Egito e pela Ásia. 75 milhões de pessoas morreram em um tempo onde só existiam 360 milhões de pessoas no planeta.

A morte chegava em poucos dias e era incrivelmente dolorosa. A praga é uma doença causada por uma bactéria que, por sua vez, é carregada por roedores e gatos – mas ela se torna mais mortal quando é transmitida de humano para humano. Os sintomas incluem febre, calafrios, fraqueza e nódulos doloridos na pele. Mesmo nos dias de hoje, se não for tratada rapidamente, pode ocasionar morte.

Influenza
14

A gripe suína, em termos de contágio, não é nada perto de outras “gripes” que aconteceram na história da humanidade. Mas, com mais pessoas no mundo e com a maioria delas agrupadas em cidades, ainda devemos temer essas doenças. A história da gripe é assustadora.

A pandemia de 1918, chamada de Gripe Espanhola, se espalhou pelo mundo em questão de meses e matou entre 50 e 100 milhões de pessoas (a doença que matou mais pessoas em menos tempo, de acordo com os registros). Em um ano, a expectativa de vida mundial caiu 12 anos. Atualmente, os governos estão mais preparados cientificamente e logisticamente para lidar com as gripes. Mesmo assim, ainda não há vacina para a gripe suína e pode levar meses, ou mais, para desenvolvermos uma.

OVNI surge em vídeo feito pela NASA em 1969

Artigo anterior

10 coisas que você não sabe sobre os comissários de bordo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido