Curiosidades

Conheça 5 estátuas bizarras que contém histórias macabras em suas origens

0

A humanidade tem um certo apreço por estátuas. Gerações após gerações criam esses monumentos para geralmente lembrar aqueles que fizeram contribuições inestimáveis, decorar eventos e, às vezes, uma maneira de lembrar as pessoas que passaram por essa vida.

A seguir você vai conhecer algumas estátuas bizarras que, como se não bastasse isso, apresentam histórias bizarras por trás de suas origens. Conheça:

Blucifer

19

Blucifer é uma estátua aterrorizante que fica em frente ao Aeroporto de Denver. Blucifer não é, na verdade, o nome da estátua; é apenas um dos diversos apelidos afetuosos que as pessoas da cidade lhe deram. Em teoria seria um simples cavalo bufando. Mas com seus olhos vermelhos brilhantes, muitos se assustam com o cavalo de Satanás. Obviamente, muitas pessoas que vivem em Denver odeiam a peça.

O artista Luis Jimenez estava trabalhando na estátua de quase 10 metros de altura e 4.100 kg quando morreu. Um pedaço da estátua caiu sobre ele, cortando uma artéria na perna. Como se isso não bastasse, os teóricos da conspiração também têm apontado que o cavalo é a entrada para uma base secreta embaixo do aeroporto.

Quetzalcoatl de São José

20

Quetzalcoatl é um deus asteca antigo que é uma espécie de serpente com penas e que solta fogo de dragão. Em 1992, o escultor Robert Graham foi convidado para criar uma estátua que não só seria uma atração artística central para a cidade, mas que iria honrar as famílias hispânicas que estavam morando em São José na Califórnia. Então, Quetzalcoatl foi o escolhido.

Originalmente, seus planos incluíam uma enorme estátua de bronze, mas, aos poucos, esses planos se transformaram em outra coisa. O artista manteve o projeto a sete chaves até a inauguração. Quando inaugurada, a estátua causou polêmica (obviamente pelo seu formato). Além disso muitas pessoas acharam ruim a representação de Quetzalcoatl pois ele era um dos deuses que, supostamente, ensinou a arte de retirar o coração de um sacrifício enquanto ele ainda estava vivo.

O formato de cocô realmente é o que chama a atenção dos moradores indignados. Centenas de pessoas saíram à rua em protesto contra a estátua. Esta foi a segunda tentativa de criar uma peça cultural que falhou miseravelmente. O primeiro foi a inauguração de uma estátua do século 19 de um líder militar que foi o primeiro capturado em San Jose e assumiu o controle da área do México.

Bebês sem face de Praga

21

Praga é um lugar estranho. É também a casa da Torre Zizkov, uma verdadeira monstruosidade de 216 metros, que é o edifício mais alto do país. É considerado um dos prédios mais feios no país. Ao invés de apenas aceitar o título de “prédio feio”, a cidade tentou tornar o edifício mais atraente e, pelo menos, um pouco mais aceitável. Em 2000, 10 bebês sem rosto foram adicionados em vários lugares ao redor da torre, subindo e descendo-lo. Eles são o trabalho de um dos artistas mais controversos da cidade, David Cerny.

Monumento decapitado

22

A obra mórbida está na estação dos correios da cidade de Legazpi, nas Filipinas: um monumento com uma pessoa ajoelhada, sem cabeça e sua posição sugerindo que a execução foi recente. A estátua está cercada por mais perguntas que respostas. Uma das versões oficiais da história é que a estátua é um memorial aos heróis de guerra locais que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Neb-Sanu, a Estátua em Movimento

Sentado em uma caixa de vidro no Museu de Manchester, na Inglaterra, a estátua egípcia de Neb-Sanu é muito parecida qualquer outra típica estátua egípcia. É pequena, mede cerca de 25 centímetros de altura, mas a estranheza começou a acontecer quando a estátua começou a se mover dentro de sua caixa de vidro trancada.
Por um tempo, ninguém realmente o viu em movimento. Curadores perceberam que ela mudava de ângulos ao longo do dia, aparentemente de forma aleatória. Foi estranho o suficiente para que eles colocassem uma câmera para acompanhar a estátua, e o vídeo mostra, de fato, mostrar-lo a estátua em movimento durante todo o dia. A estátua tem cerca de 4.000 anos de idade e era originalmente uma oferenda a Osíris. O físico Brian Cox se envolveu no mistério, e salientou que eram as vibrações que criam atrito diferencial entre a prateleira de vidro e a estátua fazendo ela virar por conta própria.

Será que você é um gênio? Descubra as 10 características de um gênio!

Matéria anterior

As 5 ilhas mais estranhas, perigosas e amaldiçoadas do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos