Notícias

Fórmula 1: veja quais são as mudanças para a temporada de 2022

0

A Fórmula 1 2022 já começou como um campeonato bastante agitado. Nem Max Verstappen, atual campeão, tampouco Lewis Hamilton, 7 vezes melhor do mundo, iniciaram com o pé direito no GP do Bahrein, o primeiro da temporada. Charles Leclerc ficou com a melhor, e confirmou que a Ferrari vem com tudo para 2022, tanto que junto com Carlos Sainz, completou a primeira dobradinha dos italianos em quase três anos. 

Para muitos fãs, o resultado da primeira corrida da temporada já é um reflexo das mudanças. Entre elas estão novos pilotos, novo regulamento, novo calendário, brasileiros aguardando na lista de espera.

Confira abaixo as alterações na Fórmula 1 de 2022.

Mudanças de pilotos e equipes de Fórmula 1

Foto: Reprodução/Motor Sport

Uma das principais mudanças na Fórmula 1 em 2022 é que o heptacampeão Lewis Hamilton terá novo escudeiro, já que Valtteri Bottas não teve seu contrato renovado. Para a posição, a Mercedes apostou no jovem George Russell.

Já o campeão de 2007, Kimi Räikkönen, se aposentou da Fórmula 1 com o fim da última temporada e teve sua vaga na Alfa Romeo preenchida por Bottas. A equipe também conta com Guanyu Zhou, o primeiro chinês titular na história da Fórmula 1.

Outra mudança é que Russell saiu da Williams, que trouxe de volta o tailandês Alexander Albon após um 2021 “sabático”. Enquanto na Haas, Kevin Magnussen assumiu a vaga de Nikita Mazepin depois do time norte-americano romper o contrato do piloto russo, como consequência da guerra na Ucrânia.

Brasileiro em pista?

Foto: Divulgação

O Brasil começou a Fórmula 1 de 2022 sem representantes titulares no grid de largada.

O mais próximo a esperar por um lugar na escuderia é Pietro Fittipaldi, que foi cotado para assumir a vaga de Mazepin na Haas. No entanto, Magnussen acabou ganhando a disputa no último instante. 

Fittipaldi é o suplente direto na equipe norte-americana. Em 2020, o brasileiro de 25 anos disputou duas corridas depois de Romain Grosjean sofrer um grave acidente no GP do Bahrein. 

O que muda nos carros 

Foto: Reprodução/ Motor Sport

A corrida em Spa-Francorchamps trouxe consequências significativas para o regulamento de 2022. Naquele evento, a chuva atrapalhou os comissários e os pilotos deram apenas duas voltas atrás do safety car.

Sem poder ser ultrapassado neste período, Verstappen, então pole position, foi declarado vencedor e a pontuação foi redistribuída pela metade entre os 10 primeiros. Esse evento fez a FIA tomar uma atitude para a Fórmula 1 em 2022. 

Agora, o GP terá que ter, pelo menos, duas voltas sem safety car e sem o carro de segurança virtual para que os pilotos sejam pontuados. Se a corrida não for finalizada, os pontos serão distribuídos conforme a distância percorrida no respectivo GP. 

Calendário da Fórmula 1 de 2022

Foto: Divulgação / Instagram: @f1

Outra mudança é nos calendários. A Fórmula 1 de 2022 será a mais longa em 72 anos. Ao todo, a categoria percorrerá 23 circuitos. Entre as novidades, estão a volta das provas na Austrália, em Cingapura e no Japão. O GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, também volta ao calendário depois de dois anos de restrições, por causa da pandemia.

Uma estreia na programação é o GP de Miami em traçado nos arredores do Hard Rock Stadium. Em contrapartida, a prova na Rússia, em setembro, foi removida. Apesar da FIA não ter anunciado a substituta, a Turquia é a grande favorita. 

Nova aerodinâmica 

Foto: AFP/ Marwan Naamani

Quem acompanhou a primeira prova no Bahrein pôde perceber que os carros estão mais “lisos”, fruto de um conceito mais limpo de aerodinâmica. Isso porque o efeito-solo voltou depois de quase 40 anos. 

Com isso, os carros da Fórmula 1 em 2022 trazem mudanças como: 

  • Dependem menos das asas (tanto dianteiras quanto traseiras) 
  • Não contam mais com os barge boards, estrutura na lateral 
  • Terão os bicos mais baixos 
  • Serão redesenhados os sidepods, entradas laterais de ar

Os resultados dessa mudança são carros no vácuo e ultrapassagens na pista.

Peso dos carros e tamanho dos pneus de Fórmula 1

Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O peso do carro na Fórmula 1 em 2022 é o maior da história. O modelo atual pesa 798kg, 46kg a mais que o da última temporada. Com isso, as equipes tiveram que se adequar às novas medidas. 

Os pneus acompanharam a moda de mudança dos carros. De acordo com o novo regulamento, os compostos agora terão aro 18, cinco polegadas a mais que nas últimas temporadas.

Os pneus de aro 18 também terão uma espécie de calota para amortecer os efeitos aerodinâmicos provocados pelas rodas maiores.

Sprint Races 

Foto: Peter Fox/Getty Images

A FIA confirmou a realização de três Sprint Races na temporada, nos mesmos moldes de 2021, mas com pontuação diferente.

Foram escolhidos os: 

  • GP da Emília-Romagna, em Ímola (22 a 24 de abril) 
  • GP de Spielberg, na Áustria (8 a 10 de julho) 
  • GP de Interlagos, no Brasil (11 a 13 de novembro)

A mudança faz com que agora o pole position não seja mais o vencedor da Sprint Racer, no sábado, mas quem tiver feito o melhor tempo na classificação na sexta-feira.

No sábado, os pilotos disputam a prova mais curta, em que o resultado final estabelecerá a pontuação e o grid para o GP no domingo. 

Na temporada de 2022, os oito primeiros colocados da Sprint serão beneficiados com pontos. Veja abaixo como será a distribuição: 

1º lugar: 8 pontos 

2º lugar: 7 pontos 

3º lugar: 6 pontos 

4º lugar: 5 pontos 

5º lugar: 4 pontos 

6º lugar: 3 pontos 

7º lugar: 2 pontos 

8º lugar: 1 ponto

Fonte: Uol Play

Tardígrado: a criatura mais resistente do planeta pode estar ameaçada

Artigo anterior

Maria: como surgiu o dogma da virgindade da mãe de Jesus?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido