A Fórmula 1 2022 já começou como um campeonato bastante agitado. Nem Max Verstappen, atual campeão, tampouco Lewis Hamilton, 7 vezes melhor do mundo, iniciaram com o pé direito no GP do Bahrein, o primeiro da temporada. Charles Leclerc ficou com a melhor, e confirmou que a Ferrari vem com tudo para 2022, tanto que junto com Carlos Sainz, completou a primeira dobradinha dos italianos em quase três anos.
Para muitos fãs, o resultado da primeira corrida da temporada já é um reflexo das mudanças. Entre elas estão novos pilotos, novo regulamento, novo calendário, brasileiros aguardando na lista de espera.
Confira abaixo as alterações na Fórmula 1 de 2022.
Mudanças de pilotos e equipes de Fórmula 1
Uma das principais mudanças na Fórmula 1 em 2022 é que o heptacampeão Lewis Hamilton terá novo escudeiro, já que Valtteri Bottas não teve seu contrato renovado. Para a posição, a Mercedes apostou no jovem George Russell.
Já o campeão de 2007, Kimi Räikkönen, se aposentou da Fórmula 1 com o fim da última temporada e teve sua vaga na Alfa Romeo preenchida por Bottas. A equipe também conta com Guanyu Zhou, o primeiro chinês titular na história da Fórmula 1.
Outra mudança é que Russell saiu da Williams, que trouxe de volta o tailandês Alexander Albon após um 2021 “sabático”. Enquanto na Haas, Kevin Magnussen assumiu a vaga de Nikita Mazepin depois do time norte-americano romper o contrato do piloto russo, como consequência da guerra na Ucrânia.
Brasileiro em pista?
O Brasil começou a Fórmula 1 de 2022 sem representantes titulares no grid de largada.
O mais próximo a esperar por um lugar na escuderia é Pietro Fittipaldi, que foi cotado para assumir a vaga de Mazepin na Haas. No entanto, Magnussen acabou ganhando a disputa no último instante.
Fittipaldi é o suplente direto na equipe norte-americana. Em 2020, o brasileiro de 25 anos disputou duas corridas depois de Romain Grosjean sofrer um grave acidente no GP do Bahrein.
O que muda nos carros
A corrida em Spa-Francorchamps trouxe consequências significativas para o regulamento de 2022. Naquele evento, a chuva atrapalhou os comissários e os pilotos deram apenas duas voltas atrás do safety car.
Sem poder ser ultrapassado neste período, Verstappen, então pole position, foi declarado vencedor e a pontuação foi redistribuída pela metade entre os 10 primeiros. Esse evento fez a FIA tomar uma atitude para a Fórmula 1 em 2022.
Agora, o GP terá que ter, pelo menos, duas voltas sem safety car e sem o carro de segurança virtual para que os pilotos sejam pontuados. Se a corrida não for finalizada, os pontos serão distribuídos conforme a distância percorrida no respectivo GP.
Calendário da Fórmula 1 de 2022
Outra mudança é nos calendários. A Fórmula 1 de 2022 será a mais longa em 72 anos. Ao todo, a categoria percorrerá 23 circuitos. Entre as novidades, estão a volta das provas na Austrália, em Cingapura e no Japão. O GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, também volta ao calendário depois de dois anos de restrições, por causa da pandemia.
Uma estreia na programação é o GP de Miami em traçado nos arredores do Hard Rock Stadium. Em contrapartida, a prova na Rússia, em setembro, foi removida. Apesar da FIA não ter anunciado a substituta, a Turquia é a grande favorita.
Nova aerodinâmica
Quem acompanhou a primeira prova no Bahrein pôde perceber que os carros estão mais “lisos”, fruto de um conceito mais limpo de aerodinâmica. Isso porque o efeito-solo voltou depois de quase 40 anos.
Com isso, os carros da Fórmula 1 em 2022 trazem mudanças como:
- Dependem menos das asas (tanto dianteiras quanto traseiras)
- Não contam mais com os barge boards, estrutura na lateral
- Terão os bicos mais baixos
- Serão redesenhados os sidepods, entradas laterais de ar
Os resultados dessa mudança são carros no vácuo e ultrapassagens na pista.
Peso dos carros e tamanho dos pneus de Fórmula 1
O peso do carro na Fórmula 1 em 2022 é o maior da história. O modelo atual pesa 798kg, 46kg a mais que o da última temporada. Com isso, as equipes tiveram que se adequar às novas medidas.
Os pneus acompanharam a moda de mudança dos carros. De acordo com o novo regulamento, os compostos agora terão aro 18, cinco polegadas a mais que nas últimas temporadas.
Os pneus de aro 18 também terão uma espécie de calota para amortecer os efeitos aerodinâmicos provocados pelas rodas maiores.
Sprint Races
A FIA confirmou a realização de três Sprint Races na temporada, nos mesmos moldes de 2021, mas com pontuação diferente.
Foram escolhidos os:
- GP da Emília-Romagna, em Ímola (22 a 24 de abril)
- GP de Spielberg, na Áustria (8 a 10 de julho)
- GP de Interlagos, no Brasil (11 a 13 de novembro)
A mudança faz com que agora o pole position não seja mais o vencedor da Sprint Racer, no sábado, mas quem tiver feito o melhor tempo na classificação na sexta-feira.
No sábado, os pilotos disputam a prova mais curta, em que o resultado final estabelecerá a pontuação e o grid para o GP no domingo.
Na temporada de 2022, os oito primeiros colocados da Sprint serão beneficiados com pontos. Veja abaixo como será a distribuição:
1º lugar: 8 pontos
2º lugar: 7 pontos
3º lugar: 6 pontos
4º lugar: 5 pontos
5º lugar: 4 pontos
6º lugar: 3 pontos
7º lugar: 2 pontos
8º lugar: 1 ponto
Fonte: Uol Play
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