• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a cidade que está se elevando 2 cm por ano e não se sabe a razão

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      15/08/19 às 14h46

Cientistas descobriram que um vilarejo, no sul da Inglaterra, chamado Willand, em Devon, está levantando do chão. Entretanto, eles sequer sabem explicar o que tem causado o fenômeno. No local, moram cerca de 6 mil habitantes. O terreno tem apresentado instabilidades, e está 'subindo' cerca de 2 cm por ano.

Tal elevação foi notada pelos pesquisadores da empresa Geomatic Ventures Limited (GVL), da Universidade de Nottingham. Os pesquisadores compilaram imagens de satélite do local, entre 2015 e 2017, e criaram o primeiro mapa nacional de movimento de terras da Grã-Bretanha.

Mudanças no solo

"Geralmente, vemos esse tipo de elevação, onde houve trabalhos de mineração e as bombas foram desligadas, permitindo que a água se infiltrasse gradualmente no solo", disse o diretor técnico da GVL, Andy Sowter. "Mas entrei em contato com a Sociedade Geológica Britânica para perguntar se havia alguma história de mineração na área e não há nenhuma. Willand está no meio do nada, e não havia minas, então, não temos ideia do que está acontecendo".

Essas mudanças no solo, em geral, são imperceptíveis para os moradores locais. E para os cientistas, permanecem um verdadeiro mistério. "Quando olho para as imagens, posso explicar 99% de tudo", disse Sowter, em entrevista ao The Times"Você pode ampliar e dizer: 'isso é turfa, isso é uma mina de carvão, isso é um deslizamento de terra.' Mas não neste ".

O novo mapa foi criado usando uma técnica, que sobrepõe repetidas imagens de radar do mesmo local. Assim, pequenas mudanças na altura da terra podem ser percebidas. A criação do mapa contou com mais de 2 mil imagens, capturadas pelos satélites Sentinel-1, da Agência Espacial Europeia (AEE).

Este satélite orbita a cerca de 805 quilômetros, acima da Terra. Analisando mais de 8 terabytes de dados, a equipe da GVL criou o mapa topográfico móvel mais detalhado do Reino Unido.

Área em elevação

A área, em elevação de Willand, que possui uma forma elíptica, mede cerca de 2 km de largura. O que abrange toda a cidade. Embora os pesquisadores não tenham uma explicação certa para o que está acontecendo, o fato da cidade estar subindo, de maneira "uniforme", sugere que a causa está no subsolo. Além de demostrarem uma forte preocupação de que isso seja resultado de um vazamento ou de outros problemas.

"É bastante considerável, toda a cidade está se movendo aqui", disse Sowter. "Eu acho que as autoridades definitivamente precisam ir até lá e investigar o que está acontecendo. Se é por causa do líquido infiltrado no subsolo, ou algum tipo de descarga de lixo, isso pode ser uma ameaça ao meio ambiente. Se isso não é uma ocorrência natural, então é sintomático de algo acontecendo no subsolo, por isso é importante encontrar o que é isso".

Por enquanto, quase tudo é especulação, porém, o culpado mais provável é um aquífero subterrâneo, localizado abaixo do vilarejo. Sendo que, este pode ter se esvaziado, e agora, está se enchendo novamente. O que faz com que o solo se movimente. Enquanto tudo isso continuar acontecendo, espera-se que a cidade continue a subir. Mesmo que um ritmo lento e imperceptível.

De modo geral, os pesquisadores não acreditam que o fenômeno se trate de algo perigoso. No entanto, para eles, algo precisa ser feito, para descobrir quais são as causas, de fato, uma vez que a causa pode não ser benigna.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+