Há algum tempo boates e casas noturnas do mundo inteiro têm testado formas de inovar, trazendo atrativos diferentes aos seus clientes – em sua grande maioria, jovens – afim de obter mais prestígio, e consequentemente, lucros maiores. Um desses atrativos que tem chamado a atenção são as variedades dos drinks vendidos durante as festas, que estão cada vez mais exóticos.
Passando por ingredientes como, ovos, pimenta, sêmem e até mesmo fezes, os drinks tem se tornado cada vez mais exóticos. Contudo, é preciso tomar cuidado com as misturas, pois nem sempre o que é adicionado a essas bebidas faz bem para o nosso corpo. Podendo causar mal estar, problemas estomacais e em alguns casos, até levar a morte. Esse foi o caso de uma jovem britânica que encarou um drink de nitrogênio líquido e perdeu o estômago após o ocorrido.
Gaby Scanlon, hoje com 20 anos, quase morreu após tomar um coquetel que tinha nitrogênio líquido na mistura. O episódio aconteceu em 2012, no aniversário de 18 anos da jovem. Durante a comemoração Gaby e os amigos saíram para comemorar em um bar e optaram por um drink chamado “Nitro-Jägermeister“. Segundo a jovem, ela foi orientada a esperar alguns segundos até que a “fumaça” parasse de sair do copo e a bebida pudesse ser tomada em segurança: “Eu virei para o garçom e perguntei se eu já podia tomar. Ele disse ‘sim’ e então eu tomei. Além da ‘explosão’ que deu no meu estômago, começou a sair muita fumaça do meu nariz e da minha boca”.
A jovem começou a passar mal logo após ingerir o drink, os primeiros sintomas foram falta de ar e dores intensas na barriga. Após chegar ao hospital Gaby foi diagnosticada com sérias perfurações no estômago e teve que passar por uma cirurgia de emergência para a retirada do órgão, após o procedimento ela teve o esôfago ligado diretamente ao intestino delgado. Segundo os médicos que atenderam a garota, ela só sobreviveu ao incidente porque recebeu atendimento imediato.
O nitrogênio líquido tem sido cada vez mais usado na culinária, pois seu vapor branco produz um efeito estético bonito. Seu uso foi popularizado em programas de culinária da televisão britânica. A substância é usada apenas para congelar instantaneamente recipientes com bebidas ou comida, e nunca deve ser acrescentado diretamente ao alimento, pois pode causar queimaduras frias graves, como foi o caso da jovem britânica.
Após o ocorrido, Gaby esteve a beira da morte e embora tenha se recuperado do incidente sua vida nunca mais foi a mesma, pois após a operação sua alimentação se resume basicamente em líquidos e suplementos. O caso está aberto na justiça britânica até os dias de hoje e a família da jovem cobra que o responsável por ter servido a bebida à jovem seja responsabilizado, porém, Matthew Harding, o garçom que atendeu Gaby naquela noite não sofreu nenhum tipo de punição, enquanto o bar onde ocorreu o episódio continua aberto, embora tenha admitido falhas de segurança para com os seus clientes. Hoje em dia, quase 3 anos após o ocorrido, Gaby ainda se queixa de fortes dores na região do estômago.