Curiosidades

Conheça a menor mulher do mundo

0

Você se lembra de Jyoti Amge? A menor mulher do mundo? Atualmente com 28 anos, ela tem apenas 62,8 centímetros de altura!

Jyoti Kisange Amge nasceu em 16 de dezembro de 1993, e desde que estava no ventre de sua mãe, os médicos já haviam notado que algo não estava certo. Isso porque a barriga da genitora de Jyoti quase não cresceu durante toda sua gestação. Através de exames, os médicos viram que o feto era muito menor do que o normal. Depois de seu nascimento, a menina cresceu até o tamanho de um bebê de 1 ano de idade, e parou por aí.

Diagnóstico

Reprodução

Ela foi diagnosticada com acondroplasia, um tipo de nanismo que ocorre devido à alguma mutação genética, podendo ser hereditária. A grande maioria dos casos de pessoas com nanismo são filhas de pais de estatura mediana. Pessoas com acondroplasia, geralmente, possuem braços e pernas curtas, cabeça grande e um tronco do tamanho médio. Apesar do diagnóstico, Jyoti e sua família sempre tentaram viver da forma mais normal possível.

Fama

Ela frequentou a escola e sempre sonhou em ser uma atriz em Bollywood, a conceituada indústria do cinema indiano. Em Bollywood, muitos filmes são produzidos anualmente e de vários gêneros diferentes. No entanto, Jyoti sempre deixou bem claro que caso a indústria de cinema americana, a conhecida “Hollywood”, lhe concedesse uma oportunidade, ela ficaria muito feliz. E não é que isso aconteceu mesmo?! Ela tem um documentário inteirinho sobre sua vida, feito pelo canal de televisão britânico Channel 4, que estreou em 11 de junho de 2009, chamado “BodyShock: Two Foot High Teen”.

Reprodução


Além disso, ela também fez uma pequena participação na série do canal americano FX, “American Horror Story”, em sua quarta temporada, intitulada de “Freak Show”, interpretando, naquela temporada, o papel de Ma Petit. A pequena também foi uma participante convidada do programa de televisão indiano “Bigg Boss 6”. Juntamente com Teo Mammucari, um apresentador, ator e cantor italiano, ela apresentou o “Lo Show dei Record”, em 2012, no canal italiano Canale 5.

Jyoti também ganhou uma estátua de cera, que está presente no celebrity Wax Museum. Seu projeto mais recente foi o curta-metragem “Maatharam”, lançado em 2018.

Recorde

Reprodução

Em dezembro de 2011, quando ela atingiu sua maioridade, ela foi oficialmente declarada como a menor mulher viva do mundo e entrou para o Guinness World Records. Ela precisou ser medida 3 vezes, para poder entrar no livro dos recordes.

Seu recorde está lá até hoje, intacto. São 62,8 centímetros de altura. No entanto, a indiana é considerada apenas a menor mulher do mundo viva! O recorde de menor mulher da história é de Pauline Musters, uma neerlandesa. Ela faleceu aos 19 anos de idade por conta de uma pneumonia e meningite.

Jyoti tenta aproveitar ao máximo cada momento com um sorriso no rosto. No final das contas, ela conseguiu realizar seu sonho de se tornar atriz, o que ajudou com que ela fosse reconhecida no mundo todo e sendo constantemente chamada para aparecer em programas de tv ao redor do mundo.

O maior ao lado da menor

Ela já fez aparições em programas nos Estados Unidos, Japão, Portugal e até mesmo aqui no Brasil, quando ela chamada para conhecer o homem mais alto do país, o paraibano Joelison Fernandes. Ele, com 2 metros e 37 centímetros, e ela com apenas 62 centímetros. Mas não foi só esse gigante que Jyoti conheceu! Em 2011, quando entrou para o livro dos recordes, Jyoti posou para fotos em lugares turísticos do Cairo, junto com Sultan Kosen, o homem mais alto do mundo!

Sultan mede 2 metros e 51 centímetros. O encontro dos dois aconteceu no Egito, em frente às mundialmente famosas pirâmides de Gizé. O resultado desse encontro? Uma sessão de fotos a convite do Conselho Egípcio de Promoção do Turismo. Os dois conseguiram chamar mais atenção que as próprias pirâmides!

Reprodução

Jyoti também conheceu o falecido Chandra Bahudur Dangi, o menor homem do mundo que já foi registrado. O primeiro encontro dos dois foi para a celebração do livro dos recordes que deixou os dois mundialmente famosos.

Na época, Chandra tinha 72 anos e Jyoti tinha acabado de ser medida para entrar no Guinness, com apenas 18 anos. Os dois posaram ao lado do livro, que pareceu gigante ao lado dos dois. Segundo o jornal britânico Daily Mail, aquela foi a primeira vez na história que a mulher e o homem mais baixos do mundo se encontraram. Chandra media 54,6 centímetros de altura. Além de ser o homem mais baixo do mundo, ele era também a pessoa mais baixa já registrada, já que Pauline, como dito anteriormente, media 62 centímetros.

Dia a dia

Mas não é só de viagens, participações em programas de tv e séries que vive Jyoti. Ela tem uma vida normal com sua família e amigos. Diversas vezes surgiram rumores de um casamento da indiana, mas tudo não passou de especulação.

No entanto, Jyoti não se aborrece com os comentários e perguntas, ela sempre responde a todos com muito bom humor. As últimas notícias que se tem da mulher, é que durante a quarentena no último ano, ela foi às ruas de sua cidade natal, Nagur, na Índia, fazer um apelo devido à pandemia de coronavírus. Ela pediu para que a população indiana ficasse em casa, para que o número de vítimas da Covid-19 não aumentasse mais ainda.

Reprodução

Durante o ato, ela disse, de um modo muito bem humorado, que se sentia muito feliz por ajudar e apoiar a polícia local a manter o lockdown. Ela estava em cima do capô de uma viatura da polícia. Uma verdadeira pequena grande mulher!

Por que a expectativa de vida nos EUA teve a maior queda em 75 anos?

Matéria anterior

Qual é mais saudável: açúcar ou adoçante?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos