Entretenimento

Conheça a musa que inspirou Garota de Ipanema

0

Em 1962, foi lançada a canção Garota de Ipanema, composição de Tom Jobim com letra de Vinícius de Moraes. Dificilmente, você conhecerá uma pessoa que não sabe cantar o refrão: “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela, menina, que vem e que passa. Num doce balanço a caminho do mar”.

A canção de sucesso mundial é uma das músicas mais populares no Brasil e foi inspirada em uma jovem mulher: Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô Pinheiro.

A “moça do corpo dourado, do sol de Ipanema” revelou que precisou apressar a data do casamento para tentar controlar a crise de ciúme do seu namorado. De acordo com ela, o companheiro queria esmurrar o homem que disse que a sua namorada era “a coisa mais linda que eu já viu passar”.

Tom pediu Helô Pinheiro em casamento 

Foto: Divulgação

A musa de Tom afirma que o ciúme do marido não era algo fruto da imaginação. Isso porque o compositor a pediu “várias vezes” em casamento, mesmo com a diferença de idade dos dois de 18 anos.

“Ele estava apaixonado por mim, chegou a confundir minha cabeça, mas no final terminamos como amigos em uma relação de afeto e reconhecimento”, contou em entrevista à Época. “Minha vida mudou quando revelaram que eu era sua inspiração, não acreditava, me emocionei e demorei para entender o que significava.”

Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Foto: Reprodução)

No ano em que a canção foi produzida, Tom e Vinícius passavam horas de seus dias bebendo doses de uísque em um de seus locais favoritos: o Bar do Veloso, localizado na Rua Montenegro (atual Vinícius de Moraes).

Em Ipanema, os dois artistas se deslumbravam com a mulher “que quando passa, o mundo inteirinho se enche de graça”, toda vez que a jovem ia até a praia. Apesar de atualmente a garota já ser uma senhora, Helô segue com a mesma graciosidade e elegância que conquistou a atenção da dupla há seis décadas.

“Eu era muito tímida, nunca respondia a seus elogios, só entrava no bar para comprar cigarros para meus pais ou passava por ali para aproveitar meus dias livres tomando sol”, relembra a musa.

A canção Garota de Ipanema ganhou o coração do público desde a primeira vez em que foi apresentada, no dia 2 de agosto de 1962. O sucesso transcendeu o limite brasileiro e foi reconhecido internacionalmente: sendo gravada até por Frank Sinatra, com o nome de The Girl from Ipanema.

Vinícius de Moraes revela quem o inspirou 

Foto: Reprodução

Após o sucesso da canção, outras jovens começaram a afirmar que eram a garota de Ipanema. Mas isso acabou quando Moraes revelou, em uma entrevista, quem era a real responsável pelo seu momento de inspiração.

“Eu fui criada em uma família muito severa e conservadora, meu pai era militar e não gostou nada de eu ter me tornado foco da imprensa de todo o mundo e alvo dos olhares de homens mais velhos”, disse Helô.

Após isso, ela se tornou uma figura conhecida não só no Brasil, como também em outros locais do mundo. Em território nacional, ela atuou em novelas, coordenou concursos de beleza e virou empresária.

Apesar do lado bom, Helô desabafou que a fama passou pelo pior momento em 2001. Na época, os herdeiros de Tom e Vinícius processaram a musa por usar “Garota de Ipanema” em sua loja de roupas.

A disputa foi finalizada depois de 10 anos, em 2011, após um acordo entre as duas partes. “Não entendo a motivação dos herdeiros, há milhares de estabelecimentos comerciais com o nome da música”, disse Helô.

Fonte: Aventuras na História

Motivos pelos quais você precisa saber mais sobre Cleópatra

Artigo anterior

Fabio Porchat apresenta série que ajuda a reformar escolas públicas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido