Curiosidades

Motivos pelos quais você precisa saber mais sobre Cleópatra

0

Cleópatra foi e é uma das mulheres mais intrigantes e memoráveis de nossa História. Apesar de muito se falar sobre o poder de sedução da rainha egípcia, é preciso ressaltar que Cleópatra era uma mulher muito forte e inteligente, que comandou exércitos e que era uma verdadeira inspiração para seu povo.

Ela foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu e também a general responsável por governar o Egito após a conquista do país pelo rei Alexandre, o Grande. Figura marcada não apenas em diversas obras literárias e cinematográficas, mas também nos livros didáticos, muito se fala e pouco se sabe, de fato, sobre a história verdadeira de Cleópatra.

Nascida em 69 a.C., a rainha era, na verdade, orgulhosamente macedônia e seu nome significa “glória de sua pátria” em grego. Além disso, existem mais motivos para se saber mais sobre a vida de Cleópatra. Mostramos alguns deles aqui.

1 – Na realidade, a simpatia era sua maior sedução

Aventuras na história

Muito se fala sobre o poder de sedução de Cleópatra. Contudo, é bem provável que essa sedução estava no “conhecimento de como se fazer agradável a todos”, segundo a escritora Stacy Schiff, autora do livro “Cleópatra”.

Acredita-se que ela podia ler em 10 ou 12 línguas, o que fazia com que Cleópatra fizesse seus encontros diplomáticos na língua nativa daqueles que ela encontrava.

2 – Inteligente

Istoé

Além de simpática, Cleópatra era bastante inteligente, tendo sido educada para ocupar o trono desde criança, tanto que ela passava muito tempo na biblioteca de Alexandria e no museu.

Por conta da sua inteligência, ela conseguia recitar de cor partes da “Ilíada” e da “Odisseia”, de Homero. Aos 13 ou 14 anos ela se formou no estudo de retórica e aprendeu a organizar seus pensamentos com precisão e a expressá-los de uma forma elegante.

3 – Plano para voltar ao trono

Cinema clássico

Quando tinha 21 anos, Cleópatra foi banida do Egito por seu irmão de 13 anos, Ptolomeu. Em teoria, os dois irmãos deveriam governar juntos como se fossem marido e mulher.

Foi Júlio César quem exigiu que os irmãos fizessem as pazes. Até porque, um Egito mais estável era mais interessante para o Império Romano. Contudo, Ptolomeu não fez questão de fazer com que a volta da irmã para o Egito fosse mais fácil. Assim, ele não ordenou que seu exército liberasse a passagem de Cleópatra

Então, a rainha bolou um plano para conseguir entrar em Alexandria e se encontrar com Júlio César. Ela navegou pelo Nilo durante oito dias e entrou no palácio escondida em um saco de estopa ou couro.

4 – União com Júlio César por sobrevivência

Aventuras na história

Ao contrário do que muito se diz, a união de Cleópatra e Júlio César pode ter acontecido mais do que por simples sedução. A rainha do Egito pode ter conquistado o imperador por conta da insatisfação dele com Ptolomeu, que matou Pompeu, um outro general romano.

Além disso, Júlio César não confiava nos conselhos que Ptolomeu o dava com relação às finanças. Após alguns meses, ele e Cleópatra foram cercados pelas tropas de Ptolomeu. Depois de pouco tempo, Cleópatra estava grávida.

5 – Sociedade que valorizava a mulher

Pinterest

O mais curioso, e que muitos podem não saber, é que toda essa atitude de Cleópatra não era uma coisa nova ou exclusiva dela. Ela teve grandes modelos de papel feminino. Isso porque, a sociedade no Egito valorizava as mulheres.

Elas tinham direito de fazer seus próprios casamentos e outras liberdades que não foram vistas antes no mundo antigo, como por exemplo, herdar igualmente, ter propriedades, não se submeter ao controle dos maridos, poder se divorciar e exigir sustento depois de um divórcio. Sem contar que a lei ficava ao lado da esposa e dos filhos se um marido agia contra seus interesses.

Fonte: Galileu

Imagens: Aventuras na história, Istoé, Cinema clássico, Aventuras na história, Pinterest

Ancestral de baleia de quatro pernas é descoberto no Egito

Artigo anterior

Conheça a musa que inspirou Garota de Ipanema

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido