História

Dia Internacional da Mulher: origem e história

0

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março ao redor do mundo em homenagem ao mesmo dia do ano de 1917. Isso porque milhares de mulheres se reuniram no protesto que ocorreu na Rússia, que ficou conhecido como “Pão e Paz”.

Assim sendo, as mulheres estavam reivindicando melhores condições tanto de trabalho quanto de vida, além de lutar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918.

Nesse dia, o assunto sobre a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos direitos femininos geralmente se tornam o foco do debate mundial, além das questões atuais que mulheres enfrentam.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias russas foram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida. Enquanto isso, também se manifestaram contra as práticas de Czar Nicolau II.

Esse protesto deu origem ao dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, conhecido como “Pão e Paz”, porque as operárias também lutaram contra as dificuldades enfrentadas em decorrência da Primeira Guerra Mundial.

No entanto, esse não foi o único evento que contribuiu para a luta feminina que deu origem à data. Ao longo da história, outros acontecimentos levaram à luta das mulheres, que na época faziam longas jornadas de trabalho, enquanto os homens jovens e hábeis foram à guerra. Contudo, elas recebiam salários baixos e não tinham nem o direito ao voto.

Outro evento que contribuiu para a luta ocorreu antes do movimento das operárias russas, em 1908. Houve uma greve das mulheres na fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, porque trabalhavam cerca de 14 horas por dia para receber entre 6 e 10 dólares por semana.

Assim, além de reivindicar melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária, as funcionárias também queriam aumento de salários.

Considerando que os homens recebiam muito mais que as mulheres para desempenhar as mesmas funções, isso era um pedido justificável.

História do Dia das Mulheres

No dia 28 de fevereiro de 1909, a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos aconteceu, tendo surgido em inspiração à greve das operárias da fábrica de tecidos de 1908.

Sendo assim, em 1910, realizou-se a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca. Nesse evento, Clara Zetkin, do partido Comunista Alemão, propôs a criação de um dia dedicado às mulheres.

Então, no dia 25 de março, um incêndio atingiu a fábrica Triangle Shirtwaist Company, o que vitimou fatalmente 146 mulheres, dentre as 500 que trabalhavam no local. Além disso, cerca de 20 vítimas eram homens.

Vale ressaltar que a maior parte das funcionárias eram imigrantes judias e tinham apenas 14 anos de idade. No local, não havia extintores, o sistema de iluminação era a gás e as pessoas poderiam fumar dentro do recinto.

Por conta dessa tragédia, a legislação de segurança foi revista e as leis trabalhistas foram alteradas para que o trabalhador tivesse mais proteção. Com essa série de eventos, o mundo estava considerando a criação de um dia especial para homenagear as mulheres.

Lei Maria da Penha

Jarbas Oliveira

No Brasil, um grande marco dos direitos femininos ocorreu em 2006, quando sancionou-se a Lei nº 11.340 de 7 de agosto, conhecida como Lei Maria da Penha.

Essa lei cria mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica, um problema sério enfrentado ao redor do mundo. Assim, de acordo com as pesquisas do Instituto Datafolha e do FBSP, 27,4% das mulheres reportaram ter sofrido violência ou agressão doméstica em 2019.

O nome popular da lei é em homenagem a Maria da Penha, farmacêutica que sofreu violência de seu marido por anos.

Fonte: Toda Matéria

Diagnóstico precoce aumenta chance de cura de câncer de pulmão

Artigo anterior

Cientistas tentam descobrir o motivo dos holandeses estarem encolhendo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido