CuriosidadesHistória

Conheça a triste história do Alerta Amber, para sequestro de crianças

0

Já acompanhamos diversos casos de sequestros ao longo da história. Infelizmente, isso acontece com mais frequência do que conseguimos imaginar. Grande parte é de crianças e determinados casos ficaram famosos, ganhando destaque internacional. Um dos casos mais famosos de todos os tempos é do pequeno Etan Patz, desaparecido no caminho para a escola. O mais chocante é que isso aconteceu no ano de 1979. Somente em 2017, é que o caso chegou ao fim. O acusado de sequestro e morte do garoto foi finalmente condenado. Infelizmente, muitos casos não são selecionados e acabam se tornando um verdadeiro mistério. Por esse motivo, tornou-se famoso o Alerta Amber, que é um sistema de alerta de sequestro de crianças.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre isso, mas não sabem como ele se originou. Existe uma triste histórias por trás dele e foi por isso que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou mais detalhes sobre o Alerta Amber e você pode conferir com a gente a seguir. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

Amber Hagerman

Amber Rene Hagerman nasceu no dia 25 de novembro de 1986. A garotinha nasceu na cidade de Alington, no Texas. Donna Norris e Richard Hagerman eram os pais de Amber e também tinham um filho mais novo chamado Ricky. No dia 13 de janeiro de 1996, a garotinha foi com sua mãe e irmão para a casa dos avôs maternos. Seria uma viagem comum, como todas as outras. Chegando na casa dos parentes, Amber e seu irmão pegaram suas bicicletas, como sempre faziam e foram até o estacionamento abandonado do mercado Winn-Dixie Store. Esse ficava perto da casa e era muito famoso por reunir diversas crianças da vizinhança.

Desaparecimento

O local onde Amber foi era considerado uma área de laser, mas tornou-se famoso por outro motivo. Após brincar, Ricky se cansou da brincadeira e decidiu ir embora, mas a garotinha insistiu e acabou ficando mesmo sem o irmão. Quando Ricky chegou em casa e sua mãe viu que estava sozinho, pediu para que ele voltasse para chamar a garota. Chegando no local, Ricky viu que a menina não estava mais lá, apenas sua bicicleta. Então o garoto voltou para casa correndo para avisar seus pais que Amber havia desaparecido. E não demorou muito, até que diversas pessoas se mobilizassem para procurar por ela.

A Busca pelo corpo

Diversos vizinhos se uniram à família da pequena para procurá-la e esse caso foi oficialmente declarado como sequestro. O FBI foi então acionado e a notícia logo se espalhou por diversos jornais e programas de televisão. Mais de 50 agentes federais entraram na busca por Amber. No dia 17 de janeiro, 4 dias depois do desaparecimento, o corpo de Amber foi encontrado por um homem que passeava com seu cachorro perto de um riacho, próximo a um complexo de apartamentos. O local onde o corpo foi encontrado a cerca de oito quilômetros e onde ela foi vista pela última vez.

O corpo da menina estava completamente despido e possuía apenas uma meia em um dos pés. Ainda tinham sinais de violência sexual e diversos hematomas em seu corpo. Amber estava com cortes em seu pescoço, o que causaram sua morte. De acordo com a perícia, a pequena ficou viva por mais de dois dias após o sequestro. Seu corpo estava jogado na beira de um riacho, então a água corrente somada com a tempestado que havia ocorrido nos últimos dias removeu qualquer prova que pudesse existir e levar até o culpado.

Alerta Amber

O caso da menina ganhou destaque mundial e, com isso, uma mãe, chamada Diana Simone, compadecida e revoltada com essa tragédia, ligou para uma estação de rádio local do Texas e questionou o motivo pelo qual o governo mandava tantos alertas meteorológicos, mas não notificava a população com o mesmo empenho quando uma criança sumia. Essas palavras de Diana repercutiram pelos Estados Unidos, e nove meses depois, foi criado o Amber Alert. Esse também é conhecido como America’s Missing: Broadcast Emergency Response (Desaparecimento na América: Transmissão de Resposta de Emergência). O Alerta Amber é distribuído através de todos os meios de comunicação, inclusive por mensagens de texto e telões em rodovias, para que as pessoas ajudem na busca imediata.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

5 coisas para saber sobre organização financeira de forma fácil e rápida

Matéria anterior

Artista francês se tranca em cubo de acrílico por 20 dias

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar