• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Tabela periódica estranha mostra elementos que estão acabando em nosso planeta

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      04/02/19 às 13h28

Todos nós já conhecemos a tabela periódica, certo? Quem é que não se lembra das aulas de Química do ensino médio, em que aprendemos sobre alguns dos elementos e suas funções? Tudo bem se você não se lembrar, mas com certeza, você ao menos já ouviu falar sobre o oxigênio, o fósforo ou potássio. Todos esses são elementos químicos e que, por sua vez, tem seu lugar garantido na tabela.

No entanto, nós estamos habituados com aquela tabela comum, que é organizada de acordo com as propriedades de cada elemento e seus números atômicos. Mas não pense que essa é a única tabela que existe. A Sociedade Química Europeia criou uma tabela em que os elementos são organizados de acordo com sua quantidade.

Elementos químicos finitos

A tabela periódica como a conhecemos tem 118 elementos. No entanto, apenas 90 destes são encontrados na Terra. Acontece que talvez você não saiba, mas os elementos químicos não são infinitos, eles estão dispostos na natureza e sua exploração de forma irracional pode sim causar o fim de algum deles.

É claro que existem elementos químicos criados artificialmente. No entanto, alguns existem apenas em sua forma natural e manter esses elementos é crucial para algumas atividades humanas. Nessa nova tabela, os elementos estão organizados de acordo com sua abundância e escassez. Muito diferente daquela tabela periódica que conhecemos na escola.

Elementos que correm o risco de desaparecer

Alguns elementos da tabela são cruciais para a sobrevivência humana, é o caso do oxigênio. E felizmente, ele não está na lista dos elementos escassos. No entanto, o índio e o hélio não estão tão bem quanto. O índio, que é usado na produção de telas touch screens, pode desaparecer nos próximos 20 anos, caso seu uso não seja freado.

O hélio, que é usado em ressonâncias magnéticas, é um dos elementos químicos em maior abundância na Terra. No entanto, se o uso desenfreado persistir, o elemento pode desaparecer na próxima década, afirmam os responsáveis pelo estudo.

E você, sabia que os elementos químicos eram findáveis? Nos conte aqui nos comentários e aproveita para compartilhar com os amigos que amam as aulas de química.




Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+