Mundo Animal

Conheça as pontes verdes que estão salvando a vida de milhares de animais

0

Com certeza, você já deve ter ouvido muito sobre os humanos invadirem o habitat dos animais. Isso acontece desde os primórdios da humanidade, ou talvez, não exatamente. Mas pelo menos desde que começamos a criar máquinas e trabalharmos na construção e expansão das cidades. E isso, é claro, tem afetado diretamente na vida dos animais que se veem encurralados e não têm para onde ir.

É por esse motivo que os acidentes envolvendo animais nas estradas têm se tornado cada vez mais comuns e frequentes desde então. Além disso, frequentemente, são flagrados animais “invadindo” o espaço urbano. Eles vão em busca de comida no “nosso território”, em decorrência do desequilíbrio ambiental causado por diversos fatores.

Acidentes de trânsito envolvendo animais

1 212, Fatos Desconhecidos

Milhares de acidentes envolvendo animais acontecem todos os anos. De acordo com dados recolhidos da Universidade Federal de Lavras – UFLA, mais de 475 milhões de animais selvagens morrem todos os anos nas rodovias do país. E é claro que isso provoca danos na vida selvagem. E não só ela, mas também causa prejuízos a todos nós. Afinal, isso também implica em danos com veículos e até mesmo em fins trágicos dependendo da gravidade do acidente.

No Estados Unidos, mais de um quinto dos animais são afetados pelo sistema rodoviário e isso também causa grandes prejuízos ao país. Os gastos que esse tipo de acidente causam fizeram com que as autoridades buscassem uma forma de tentar resolver a situação e foi assim que surgiram as pontes verdes. Afinal, se existem locais específicos para que os humanos possam atravessar, por que não ter o mesmo para os animais?

Pontes verdes

Você deve estar se perguntando o que exatamente são essas pontes verdes. São caminhos ou travessias criadas exclusivamente para os animais, acima ou abaixo de ruas movimentadas. O medo de início era que os animais não se adaptassem ao novo caminho, mas logo eles se acostumaram. Os dados inclusive confirmam que a ideia deu certo, no Parque Nacional de Banff do Canadá, por exemplo, onde os acidentes envolvendo animais caíram em 80%.

Mas não pense que a ideia é recente, na verdade, as pontes para animais surgiram na França em 1950. No entanto, só agora a invenção se popularizou. Por exemplo, em algumas barragens e rios, os peixes tiveram seu caminho de migração obstruído. Para não interferir na vida dos animais, foram colocados degraus que permitem que os animais atravessem o obstáculo e possam seguir seu ciclo natural.

Geralmente, os animais se movimentam naturalmente pelas florestas em busca de comida e parceiros. O que acontece é que nós temos invadido cada vez mais as florestas. Estamos transformando o habitat natural desses bichos selvagens em cidades de pedra, onde eles não encontram a mesma oferta de alimentos que tinham antes. Pior, onde eles não têm a mínima segurança. É por isso que ideias desse tipo são tão importantes para a manutenção da natureza.

E você, concorda com esse tipo de iniciativa? Tem uma ideia melhor que essa? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que estão sempre defendendo os direitos dos animais.

Essas são as filosofias da felicidade desses 7 países ao redor do mundo

Matéria anterior

Estudo revela sinais de um sexto sentido, entenda

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Mundo Animal

Comentários

Comentários não são permitidos