• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça as pontes verdes que estão salvando a vida de milhares de animais

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      19/03/19 às 19h20

Com certeza, você já deve ter ouvido muito sobre os humanos invadirem o habitat dos animais. Isso acontece desde os primórdios da humanidade, ou talvez, não exatamente. Mas pelo menos desde que começamos a criar máquinas e trabalharmos na construção e expansão das cidades. E isso, é claro, tem afetado diretamente na vida dos animais que se veem encurralados e não têm para onde ir.

É por esse motivo que os acidentes envolvendo animais nas estradas têm se tornado cada vez mais comuns e frequentes desde então. Além disso, frequentemente, são flagrados animais "invadindo" o espaço urbano. Eles vão em busca de comida no "nosso território", em decorrência do desequilíbrio ambiental causado por diversos fatores.

Acidentes de trânsito envolvendo animais

Milhares de acidentes envolvendo animais acontecem todos os anos. De acordo com dados recolhidos da Universidade Federal de Lavras - UFLA, mais de 475 milhões de animais selvagens morrem todos os anos nas rodovias do país. E é claro que isso provoca danos na vida selvagem. E não só ela, mas também causa prejuízos a todos nós. Afinal, isso também implica em danos com veículos e até mesmo em fins trágicos dependendo da gravidade do acidente.

No Estados Unidos, mais de um quinto dos animais são afetados pelo sistema rodoviário e isso também causa grandes prejuízos ao país. Os gastos que esse tipo de acidente causam fizeram com que as autoridades buscassem uma forma de tentar resolver a situação e foi assim que surgiram as pontes verdes. Afinal, se existem locais específicos para que os humanos possam atravessar, por que não ter o mesmo para os animais?

Pontes verdes

Você deve estar se perguntando o que exatamente são essas pontes verdes. São caminhos ou travessias criadas exclusivamente para os animais, acima ou abaixo de ruas movimentadas. O medo de início era que os animais não se adaptassem ao novo caminho, mas logo eles se acostumaram. Os dados inclusive confirmam que a ideia deu certo, no Parque Nacional de Banff do Canadá, por exemplo, onde os acidentes envolvendo animais caíram em 80%.

Mas não pense que a ideia é recente, na verdade, as pontes para animais surgiram na França em 1950. No entanto, só agora a invenção se popularizou. Por exemplo, em algumas barragens e rios, os peixes tiveram seu caminho de migração obstruído. Para não interferir na vida dos animais, foram colocados degraus que permitem que os animais atravessem o obstáculo e possam seguir seu ciclo natural.

Geralmente, os animais se movimentam naturalmente pelas florestas em busca de comida e parceiros. O que acontece é que nós temos invadido cada vez mais as florestas. Estamos transformando o habitat natural desses bichos selvagens em cidades de pedra, onde eles não encontram a mesma oferta de alimentos que tinham antes. Pior, onde eles não têm a mínima segurança. É por isso que ideias desse tipo são tão importantes para a manutenção da natureza.

E você, concorda com esse tipo de iniciativa? Tem uma ideia melhor que essa? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que estão sempre defendendo os direitos dos animais.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   insh  
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+