• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a história aterrorizante de Anna Göldi, a última bruxa na Europa

POR Mateus Graff    EM Terror & Sobrenatural      19/04/16 às 15h52

Você é do tipo de pessoas que acreditam em bruxas, bruxarias, magia e coisas do tipo? Bom, nessa matéria iremos contar um pouco da história de Anna Göldin, que foi considerada a última bruxa da Europa. Em pleno iluminismo, a Suíça Anna Göldin foi acusada de bruxaria e foi morta diante dos olhos de muitos de seus compatriotas, que não a creditavam na existência de bruxas. Em 2007, a figura de Anna Göldin foi reivindicada e conseguiu um museu dedicado a ela. Já conhece a nossa matéria sobre a versão brasileira de Hogwarts, a escola de magia e bruxaria de Harry Potter.

Anna nasceu em Senwal, Suíça, no ano de 1734. Anna era uma mulher analfabeta que fazia o seu sustento com uma empregada doméstica. Ela tinha o cabelo escuro e era alta, e em 1'765 ela foi para Glaris em busca de trabalho, uma pequena cidade suíça. Ela trabalhou em várias casas, mas onde ela se firmou mesmo foi na casa de um juiz chamado Jakob Tschudi, que foi introduzido na política. confira também a nossa matéria que mostra as 13 coisas que poderiam te condenar por bruxaria no século XVII.

annaG

O problema foi que Tschudi denunciou Anna como uma bruxa, pois ela teria tentando envenenar a segunda filha de Tschudi, que na época tinha apenas 8 anos de idade. Eles disseram na acusação que ela tinha colocado veneno no leite e pão. Como doença, Anna teria feito uma magia negra contra a filha de Tschudi, que caiu doente com convulsões e vomitando o tal veneno, que se chamava pinos. Além disso, a criança estava agonizada e vomitava repetidamente alfinetes, pregos e outras peças de ferro.

Anna parou de trabalhar na casa, e logo a garota melhorou, e isso foi uma das provas usadas contra ela. Outra prova usada foi a declaração da garota, que disse que Anna tinha dado alguns doces para ela e tinha pedido para a garota não comentar com seus pais. Ela foi submetida a sessões de tortura até que confessou ser uma bruxa.

Ela foi levada ao tribunal que retratou sua confissão sob tortura implorando inocência e então, a torturavam mais uma vez até que fosse incriminada mais uma vez. Dentro de duas semanas depois, exatamente no dia 18 de junho de 1782, Anna Göldi foi decapitada. Veja abaixo o mandado de captura de Anna Goldin, publicada na imprensa em 1782.

annag2

A fato de Anna Göldi ficou isolado dos principais eventos europeus. Além disso, a imprensa da época escondeu do público que a sentença tinha sido considerada como bruxaria e envenenamento. Um jornalista local chamado Walter Hauser, que tem estudado a fundo os papéis do processo, acredita que, na verdade foi um assassinato disfarçado.

bruja-1

De acordo com ele, Anna Göldlin e Jakob Tschudi tinham um relacionamento amoroso, e ele quebrou a relação e a mandou embora. Anna teria ameaçado de denunciá-lo de adultério, o que iria acabar com sua carreira política e sua reputação. A melhor solução para mantê-la em silêncio foi a acusando de feitiçaria, a condenar e acabar com a sua vida de forma legal. Infelizmente, Jakob Tschudi conseguiu.

anna goeldin, hinrichtung

226 anos depois, exatamente no dia 27 de agosto de 2008, Anna Göldi foi inocentada da acusação de envenenamento, feita no processo diante do Conselho de Igreja Protestante, em 1782. O caso ilustra bastante o fanatismo religioso, a superstição e o abuso de poder que vigoravam na época do seu julgamento.

A fundação Anna Göldi, criada em 2007, saudou a sua absolvição. Walter Hauser também saudou a sua absolvição, dizendo que Anna Göldi recupera a sua honra que havia perdido pelas graves acusações e pela pena de morte. Segundo Hauser, é a primeira vez na Europa que uma assim chamada bruxa foi reabilitada por um Parlamento. Esse passo também tem um significado atual. Ele é um incentivo para lutar pela dignidade e pelos direitos humanos, afirmou.

E aí amigos, acham que Anna Göldi era realmente culpada ou foi apenas um jeito de Jakob Tschudi se livrar de Anna Göldi? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+