Curiosidades

Conheça a história por trás dessa foto icônica de Einstein

0

Só de ouvir esse nome, Albert Einstein, todos nós já o associamos à pessoa. Um dos maiores gênios da nossa história deixou um legado grandioso. Uma das coisas mais lembradas a respeito do físico é sua teoria da relatividade e sua equação E=mc². Ele também ganhou um Prêmio Nobel. Mas vamos falar sério, o que todos nós lembramos com ainda mais força na memória é a icônica foto dele com a língua de fora.

Talvez, a imagem tenha ficado tão famosa pela contradição em si. Um cientista famoso e renomado, teoricamente com uma postura séria, fazendo uma careta boba. Mas assim como todo registro, esse também tem sua explicação e o seu porquê.

Essa fotografia foi tirada em 14 de março de 1951, no aniversário de Einstein. Quando a foto foi tirada, Einstein estava saindo da sua festa de 72 anos na Universidade de Princeton. Provavelmente, o físico já não aguentava mais sorrir para as fotos, então decidiu fazer uma cara diferente. Então, saiu a foto que o Guardian descreveu como uma das mais conhecidas do século XX.

Motivo

Ele deixou suas festa junto com o ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, Dr. Frank Aydelotte e sua mulher Marie Jeanette. Quando eles saíram da festa, uma multidão de fotógrafos veio tentar um bom registro do físico e, segundo a lenda, Einstein gritou “já chega!” Mas, claramente, os fotógrafos não pararam. Então, em um ato de desrespeito, Einstein mostrou a língua para os fotógrafos e se virou. E foi o fotógrafo Arthur Sasse quem teve a sorte de capturar esse momento.

Talvez fosse de se esperar um reação contrária a que Einstein teve. Quando ele viu a foto, ele adorou e até pediu para a empresa em que o fotógrafo trabalhava que lhe enviasse nove cópias para que ele usasse como cartão pessoal. A foto foi cortada para que ficasse apenas o rosto do físico, o que acabou se tornando a imagem que todos conhecemos hoje.

Uma dessas fotos não foi cortada e o próprio Einstein assinou e a deu para um repórter. Em 2017, essa foto original foi vendida em um leilão por 125 milhões de dólares.

Entenda como desativar um gene pode fazer você comer e não engordar

Artigo anterior

A casa desse cão pegou fogo e sua reação após o incêndio vai te emocionar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido