Ciência e Tecnologia

Entenda como desativar um gene pode fazer você comer e não engordar

0

Emagrecer pode ser um processo muito doloroso e difícil para algumas pessoas. A obesidade e as disfunções metabólicas tornam todo o processo de perda de peso muito mais complicado. Mesmo realizando uma readequação na dieta e inserindo a prática de exercícios no dia a dia, perder peso pode não ser uma tarefa simples.

Muitas dietas malucas são desenvolvidas com o intuito de acelerar essa perda de peso. Além disso, remédios também têm sido desenvolvidos para tentar facilitar essa luta contra a balança. Mas agora um estudo que envolve genética parece trazer a solução para o problema do excesso de gordura, que pode ser prejudicial à saúde e à qualidade de vida.

Alteração genética

Todo nosso corpo é composto por células que desempenham, cada uma, uma atividade em nosso organismo. Elas são as responsáveis por manter tudo funcionando da forma correta. Os cientistas descobriram que o ajuste em um único gene, pode fazer com que as pessoas possem a comer sem engordar.

Parece loucura, mas não é. Acontece que o gene RCAN1 inibe o feedback de todos os processos metabólicos e também interfere na produção de calor corporal. Em testes com camundongos, o gene foi desativado. Em consequência, eles se tornaram resistentes ao ganho de peso, mesmo quando a dieta favorecia esse ganho. Além disso, a sobrecarga do metabolismo fez com que eles queimassem ainda mais calorias.

Processo de alteração do genes

Nós temos em nosso corpo dois tipos de gordura: branca e marrom. A gordura banca é a responsável pelo armazenamento de gordura de fato, que se acumula em nosso corpo. Esta é a gordura visível, o que chamamos de “pneuzinho”. Já a gordura marrom é considerada boa. Ela é a responsável pela produção de calor em nosso corpo e isso está diretamente ligado a queima de calorias. Consequentemente, também interfere no processo de emagrecimento.

O RCAN1 age no processo de transformar a gordura branca em gordura marrom e, dessa forma, cooperar com a perda de peso. Além de evitar também o ganho de peso. O remédio, desenvolvido pelos cientistas da Universidade Flinders e da Universidade do Texas, ainda está em fase de testes em ratos, mas logo deve ser testado em humanos.

Com a invenção, pretende-se facilitar a perda de peso de pessoas que sofrem com a obesidade ou com alguma disfunção metabólica. O que será um grande avanço nesse sentido. No entanto, é importante esclarecer que mesmo com o invento de um remédio que altere um gene de nosso DNA, será preciso aderir a uma dieta balanceada para garantir uma vida saudável.

10 animes que fazem você se sentir desconfortável

Artigo anterior

Conheça a história por trás dessa foto icônica de Einstein

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido