CuriosidadesNatureza

Conheça a nova raça de Gatos com patas curtas

0

Em 2014, um vídeo postado no Instagram mostrava dois gatos andando em cima de uma mesa. O curioso é que os gatos, apesar de adultos, tinham patas curtinhas. Foi algo que ficou tão famoso, que muitas pessoas quiseram ter esses gatos de “patinhas curtinhas”.

A raça é relativamente nova, conhecida como Munchkin. É caracterizada por uma mutação genética que causa uma “atrofia” nas patas dos gatos, fazendo com que elas nasçam funcionais, mas em tamanho reduzido.

Apesar de bonitinhos e famosos, os Munchkin tem uma realidade triste.

Qualquer gato pode nascer com essa mutação genética e desenvolver patinhas curtas, já que é um tipo de nanismo. Porém, as pessoas estão deliberadamente cruzando gatos desse tipo, só por serem “fofinhos” e “adoráveis”. O que poucos sabem é que essa mutação também traz sérias complicações e problemas de saúde para o gatinhos. A maioria é relacionada à deformidades ósseas.

Drª. Carol Margolis é uma Veterinária da Universidade da Pensilvânia que faz um alerta. “Até agora, sabemos que a deformidade inapropriada causa uma pressão anormal, o que resulta em osteoartrite”. Além disso, esses gatos podem ter má-formações na coluna, escoliose, lerdose e anomalias nas costelas.

Os Munchkin também não conseguem pular como os gatos normais. Mas o motivo para isso intriga os veterinários. Não se sabe ainda se eles não pulam normalmente por não conseguirem, devido Às patinhas curtas, ou porque o processo é doloroso, por causa das deformidades.

Não se sabe ao certo quantos Munchkin existem no mundo, ou quantas pessoas então realizando cruzamentos deles. Ainda assim, uma rápida busca no Google mostra como é fácil comprar um. O preço deles varia de US$ 300 até US$ 1.200 o que já é um valor alto, levando em conta os cuidados que eles precisam e os tratamentos para as doenças que eles podem desenvolver.

Características

Os Munchkin ainda não são oficialmente categorizados como uma Raça pelos órgãos internacionais, mas estão quase. Os Munchkin podem viver até 15 anos, mas sua expectativa de vida diminui se ele tiver problemas de saúde.

E ai, leitor, gostou? Tem ou gosta de Gatos? O que achou dessa raça? Deixa pra gente nos comentários (:

Final Fantasy – Mangá com história original vai ser lançado ainda esse ano

Matéria anterior

7 melhores momentos em Supernatural

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos