Ciência e Tecnologia

Conheça o ‘Incrível Dragão’, nova espécie de dinossauro que foi descoberto na China

0

Paleontólogos chineses parecem ter descoberto uma nova espécie de dinossauro. A nova espécie tem sido chamada de Lingwulong shenqi e é fruto de um estudo de alguns esqueletos encontrados em quatro locais de escavações diferentes no país.

Em um artigo publicado recentemente na revista Nature Communications, os pesquisadores definiram que os ossos pertenciam a família dos diplodocídeos, e que o exemplar analisado em específico se trata de um dicraeossauro – um grupo de dinossauros saurópodes que possuíam pescoço menor e que tinham espinhos saindo de suas vértebras.

A descoberta

Os fósseis encontrados datam de cerca de 174 milhões de anos, o que faz com que o Lingwulong seja o neossaurópode mais antigo já encontrado. Algumas pesquisas apontaram anteriormente que os neossaurópodes imperavam por volta de 163 milhões e 145 milhões de anos atrás. Como apontado pelos fosseis, o Lingwulong teria vivido no período jurássico médio, antes da pangeia se dividir.

Os neossaurópodes representavam um grande grupo de dinossauros, que incluem o titanossauro, o diplodoco, o braquiossauro, entre outras espécies. Dessa forma, um neossaurópode vivendo naquela período entra em confronto com a atual ideia de como os dinossauros evoluíram.

“A descoberta do Lingwulong empurra para trás os momentos de origem de muitos dos grupos de dinossauros saurópodes que pensamos como os mais icônicos e desafia muitas ideias convencionais sobre a história biogeográfica antiga dos dinossauros”, disse um dos autores do estudo e paleontólogo da Imperial College London, Philip Mannion.

Porem, o paleontologo John Whitelock se opõe a ideia de que o Lingwulong seja um diplodocídeo. Para ele, na verdade, a nova descoberta trata-se de um saurópode do período jurássico médio da China, que é chamado de Mamenchisaurus ou Omeisaurus. As semelhanças no crânio e nas vértebras são apontadas para atestar o raciocínio de Whitelock.

Caso seja comprovado que Lingwulong seja de fato um diplodocídeo, ele seria o primeiro exemplar descoberto na região. Seu nome foi escolhido para homenagear o local onde foi encontrado. “Lingwu, em homenagem à região em que o espécime foi encontrado; long, mandarim para ‘dragão”; e shenqi, mandarim para ‘incrível’, refletindo a inesperada descoberta de um dicraeossauro do Jurássico Médio da China. O caracterizando como o “incrível dragão de Lingwu”, escreveram os pesquisadores no artigo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

10 imagens lindas que vão te deixar sem palavras

Matéria anterior

20 provas que gatos não são melhores amigos de ninguém

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar