• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o plano chinês surreal de construir um avião hipersônico

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      05/03/18 às 15h44

Pode parecer bobo mas muitas pessoas sonham em voar de avião pela primeira vez. O fato de voar sempre fascinou o ser humano e com a invenção dos aviões isso se tornou possível. Mas parece que nunca ficamos satisfeitos e empresas sempre estão apresentados máquinas cada vez mais velozes. Dessa vez cientistas chineses apresentaram um novo design para um avião supersônico. Isso seria um grande passo para a tecnologia.

As pesquisas na área de voos hipersônicos não é recente, mas na grande maioria está concentrada em aplicações militares, uma vez que essa área possui muitos recursos e existem uma menor pressão por retorno financeiro.

Será que um dia voos com velocidades maiores que a do som poderão transportar passageiros?

avião

Quando vamos falar sobre velocidade, uma das referências mais usada é a do som, ou um Mach. Por volta de 1.235km/h. A velocidade subsônica é aquela que fica em um nível inferior a esse. Um exemplo disso são as naves que transportam passageiros hoje em dia. A supersônica é aquela fica fica entre um Mach e cinco Mach, assim como a do Concorde, um avião comercial que voou entre Europa e Estados Unidos entre 1976 e 2003. Já a hipersônica é aquela que está acima de cinco Mach, que foi atingida apenas por pequenos veículos experimentais.

Um time na Academia Chinesa de Ciências tem se dedicado bastante a bater essa velocidade. Um dos maiores desafios para isso é a aerodinâmica. O segundo obstáculo é o motor, um problema mais difícil de se resolver do que o designer da aeronave.

Nomeado de I-plane, o avião é um modelo biplano parecido com as naves usadas durante a Primeira Guerra Mundial. Ele possui duas camadas de asas que reduzem a turbulência e cria mais sustentação. Ele também consegue transportar mais carga do que outras aeronaves hipersônicas. Pesquisadores publicaram um artigo na revista científica Physics, Mechanics and Astronomy com alguns detalhes sobre a aeronave. Em um teste feito em um túnel de vento, uma versão reduzida do avião atingiu 8,6 mil km/h de velocidade.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   BBC     Olhar digital  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+