• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o que poderia ser o Everest subterrâneo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/11/18 às 13h05

A entrada para esse complexo de cavernas calcárias foi achada pelos russos em 1984, mas quem foi o primeiro povo a alcançá-la foram os britânicos e eles começaram a explorar o local em 1990. O nome do complexo foi dado a partir de um filme de ficção científica da década de 1970. Dark Star e seu vizinho Fastivalnaya atraíram vários exploradores ao redor do mundo.

O lugar onde essas cavernas estão localizadas é Boysuntov, no Uzbequistão. Ele é de difícil acesso e a região é politicamente instável, ainda assim essas duas cavernas mais profundas do mundo são uma atração para os exploradores.

O que atrai os exploradores é o mesmo motivo pelo qual os alpinistas são atraídos pelo Monte Everest. A diferença é que já é sabido que o Everest é o pico mais alto da Terra, e a possibilidade de conquistar novos e enormes vazios subterrâneos é única mas também quase ilimitado. A humanidade sabe mais sobre Marte do que sobre o que está escondido da superfície terrestre.

Expedições

As oito expedições feitas até hoje identificaram quase 17 quilômetros de passagem da Dark Star, a caverna mais profunda que está cerca de 914 metros abaixo da superfície. Mas a região ainda não está completamente mapeada por causa de sua localização e porque são necessário equipamentos avançados.

Do subsolo, várias coisas podem ser coletadas para ciência, grande parte pode ser retirada dos depósitos minerais chamados estalagmites e estalactites que vão do chão da caverna e descem dos tetos. Com análise dos componentes químicos nessas formações ao longo dos milênios, eles podem ter pistas de como era o clima na Terra em vários pontos no tempo.

A cada ano pesquisadores coletam partes diferente do sistema de cavernas para ter informações não somente sobre o clima, mas também sobre o sistema de ventilação e arquitetura da caverna.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+