• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o templo mais antigo da Terra que é 6 mil anos mais velho que Stonehenge

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      25/09/18 às 15h48

Ian Hodder é um antropólogo da Universidade de Stanford e ele fez uma afirmação importante sobre Gobekli Tepe. "Gobekli muda tudo", disse ele. Pode parecer exagero mas você pode acreditar que esse templo, descoberto em 1994, pode mudar a percepção existente sobre a humanidade. Gobekli Tepe é um templo enorme (muito grande mesmo) que foi descoberto na Turquia. Seus alicerces são grandes anéis de pedras organizados, com alguns blocos que podem chegar a pesar até mais de 10 toneladas.

Os pilares da Gobekli Tepe são decorados com esculturas de leões, escorpiões e abutres. Essa figuras excêntricas aparecem contorcendo-se ao redor do corpo, mas para a tradição são mais do que belas obras de arte. Porém, sua grandiosidade ou excentricidade não é o que torna Gobekli Tepe tão reconhecida. Sua engenharia, com pessoas carregando blocos de mais de 10 toneladas , apesar de impressionante, também não é o que a marca. O que torna o templo Gobekli Tepe famoso é a sua idade.

Gobekli Tepe

O templo Gobekli Tepe foi construído no século 10 a.C , ou seja, mais de 11 mil e 500 anos atrás. Para você ter ideia da importância histórica disso, é preciso colocar em perspectiva. A Stonehenge é aquela estrutura circular localizada na Inglaterra, formada por pedras que podem chegar a ter até 5 metros de altura. A escultura inglesa, que desperta curiosidade devido ao fato de nunca terem descoberto como a construíram e o porquê, tem cerca de 5 mil anos. Gobekli Tepe consegue ser mais antiga que isso com seus respeitáveis 6 mil anos a mais que a famosa construção inglesa.

Gobekli Tepe consegue ser mais antiga do que a própria linguagem como a conhecemos. Ela era mais antiga que a própria agricultura. As pessoas que construíram Gobekli Tepe eram os famosos homens das cavernas. Eles eram caçadores e coletores trabalhando com ferramentas feitas de pedra. E eles conseguiram construir algo que deveria ter sido impossível.

As descobertas do Klaus Schmidt

A Gobekli Tepe foi encontrada pela primeira vez em 1960 por um grupo de arqueólogos, mas foi inicialmente julgada como um antigo cemitério medieval. Foi só em 1994 que o professor Klaus Schmidt, um arqueólogo alemão, e descobriu o que realmente tinha ali. "Um minuto depois de vê-lo, eu sabia que tinha duas escolhas", disse Schmidt: "vá embora e não conte a ninguém, nem passe o resto da minha vida trabalhando aqui". Ele escolheu ficar e trabalha lá até hoje. A conclusão a que chegarão é que o lugar se trata apenas de um templo.

As obras presentes no local foram identificadas como representação dos deuses e suspeita-se que várias pessoas caminhavam até o local a mando dos deuses.

E aí, o que você achou desse templo? Já conhecia? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   ati  
Imagens A A
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+