• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o vírus que transforma amebas em pedras

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      11/03/19 às 21h28

Recentemente foi publicado um estudo liderado por duas universidades japonesas no Journal of Virology e que trata sobre um vírus que foi descoberto há pouco tempo em uma fonte termal no Japão. O agente biológico foi chamado de vírus medusa. Isso porque constataram que o vírus poderia transformar seu hospedeiro em "pedra". Assim como a personagem da mitologia grega.

Isso deixou muitas pessoas preocupadas, incluindo os próprios pesquisadores. No entanto, para nosso alívio, tal organismo não tem nenhum efeito sobre os seres humanos. O vírus medusa pertence a uma categoria chamada de "vírus gigantes", devido ao tamanho de seus genomas.

A descoberta

As vitimas desse vírus são um tipo de ameba chamada Acanthamoeba castellani. Uma vez infectadas, o vírus invasor forma um tipo de envolucro endurecido ao redor dessas amebas, as deixando em um estado de latência.

O nome que foi designado ao vírus quando descoberto não somente faz referência ao monstro da mitologia grega por "petrificar" seu hospedeiro, mas também pela aparência que a ameba assume depois de ser contaminada. Uma camada externa coberta por inúmeras pontas, o que remete bastante a imagem da medusa, cuja cabeça possui muitas cobras.

Em testes laboratoriais com o vírus, os pesquisadores inseriram o vírus medusa em amebas e ficaram surpresos quando perceberam que o organismo é bem diferente de outros em análises prévias. Assim, eles decidiram que o novo vírus deveria ser incorporado à uma nova família, que foi chamada de Medusaviridae.

O que acreditam os cientistas, e que relatado em um comunicado, o vírus medusa e as amebas podem ter trocado genes muito antes do que imaginamos, muito provavelmente desde os "tempos antigos", olhando pelo recorte de toda a evolução e história.

"O vírus medusa  é um vírus gigante único que ainda preserva as antigas pegadas das interações evolutivas de seu vírus-hospedeiro", escreveram. Os próximos passos agora serão descobrir as características desse novo vírus, sua origem e a história por trás de sua evolução.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+