• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Apenas os corajosos vão viajar nestes aviões com vista panorâmica

POR Bruno Dias    EM Ciência e Tecnologia      11/03/19 às 21h32

Viajar é uma das melhores coisas do mundo, sempre deixando aquela sensação de que o mundo pode estar na palma das nossas mãos. Explorar novos lugares, conhecer novas culturas e sair um pouco da zona de conforto são alguns dos inúmeros benefícios que uma viagem pode te trazer.

E com o passar do tempo, as distâncias ficaram cada vez menores. Claro que não literalmente, mas chegar em um lugar distante ficou mais rápido. Da charrete ao avião, muito tempo se passou e hoje em dia, podemos estar do outro lado do mundo em algumas horas e de uma maneira bastante confortável.

Viajar de avião é uma delícia, além de ser a maneira mais rápida de se chegar ao seu destino. Existem as pessoas que amam e as que odeiam ou têm medo, mas ele também é um dos meios mais seguros de se viajar. Ele pode ter as suas desvantagens por ser um ambiente cheio de gente com pouco espaço e, ás vezes, a viagem pode parecer longa demais pelas pessoas ao seu redor. Mas isso pode ser relevado se você se sentar na janela e conseguir ver o mundo por cima e admirar a paisagem. Nesse momento, tudo parece pequeno e os problemas vão embora.

E se você tem o costume de viajar de avião ou mesmo se nunca viajou, com certeza, deve saber que a janela é um dos lugares mais disputados nos voos. E foi pensado nisso que o Centro de Inovação de Processos, uma empresa britânica de pesquisa e tecnologia, pensou em criar o futuro das viagens aéreas.

Os aviões que eles pensam para o futuro não terão janelas. Mas calma, se você achou que ficaria sem a vista que tanto gosta, não é isso. Ao contrário, o que eles pensam é que ninguém mais vai ter que lutar pelo lugar na janela porque a extensão do avião será coberta por telas de toque OLED. O que o projeto visa é dar a todos os passageiros um assento na janela virtual. E isso dentro de dez ou quinze anos pode se tornar uma realidade e fazer com que a experiência de voar se revolucione de novo e se torne muito melhor.

As telas, que são sensíveis ao toque, estão conectadas à câmeras que ficarão localizadas na parte de fora do avião e isso vai permitir que as telas mostrem uma visão realista do que está acontecendo do lado de fora no momento em ela for tocada. E se o céu acabar te enjoando, é possível que a janela se transforme em um sistema de entretenimento.

Tecnologia

As janelas seriam de OLED, mas o que é essa tecnologia? OLED é uma abreviação de diodo orgânico emissor de luz. E isso significa que tem um filme composto por compostos orgânicos capazes de projetar a luz como reação a uma corrente elétrica.

Isso pode parecer tecnologia de outro mundo e muito futurista, mas ela já está sendo usada em televisões, tablets, celulares e monitores de computador. E quando chegar o momento em que esses aviões possam ser fabricados, é bem provável que a tecnologia já estará mais avançada e existirão telas ainda melhores no mercado.

As paredes inteiras do avião serão cheias de telas e os passageiros poderão olhar a vista que os cerca e nunca mais terão que brigar pelo lugar na janela. Mas esse projeto não tem apenas coisas boas. A preocupação de várias pessoas é com a quantidade de luz que essas telas permitirão entrar e o que poderão causar dentro da aeronave, podendo oferecer desconforto para alguns passageiros.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Nation  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+