Ciência e Tecnologia

Apenas os corajosos vão viajar nestes aviões com vista panorâmica

0

Viajar é uma das melhores coisas do mundo, sempre deixando aquela sensação de que o mundo pode estar na palma das nossas mãos. Explorar novos lugares, conhecer novas culturas e sair um pouco da zona de conforto são alguns dos inúmeros benefícios que uma viagem pode te trazer.

E com o passar do tempo, as distâncias ficaram cada vez menores. Claro que não literalmente, mas chegar em um lugar distante ficou mais rápido. Da charrete ao avião, muito tempo se passou e hoje em dia, podemos estar do outro lado do mundo em algumas horas e de uma maneira bastante confortável.

Viajar de avião é uma delícia, além de ser a maneira mais rápida de se chegar ao seu destino. Existem as pessoas que amam e as que odeiam ou têm medo, mas ele também é um dos meios mais seguros de se viajar. Ele pode ter as suas desvantagens por ser um ambiente cheio de gente com pouco espaço e, ás vezes, a viagem pode parecer longa demais pelas pessoas ao seu redor. Mas isso pode ser relevado se você se sentar na janela e conseguir ver o mundo por cima e admirar a paisagem. Nesse momento, tudo parece pequeno e os problemas vão embora.

E se você tem o costume de viajar de avião ou mesmo se nunca viajou, com certeza, deve saber que a janela é um dos lugares mais disputados nos voos. E foi pensado nisso que o Centro de Inovação de Processos, uma empresa britânica de pesquisa e tecnologia, pensou em criar o futuro das viagens aéreas.

Os aviões que eles pensam para o futuro não terão janelas. Mas calma, se você achou que ficaria sem a vista que tanto gosta, não é isso. Ao contrário, o que eles pensam é que ninguém mais vai ter que lutar pelo lugar na janela porque a extensão do avião será coberta por telas de toque OLED. O que o projeto visa é dar a todos os passageiros um assento na janela virtual. E isso dentro de dez ou quinze anos pode se tornar uma realidade e fazer com que a experiência de voar se revolucione de novo e se torne muito melhor.

As telas, que são sensíveis ao toque, estão conectadas à câmeras que ficarão localizadas na parte de fora do avião e isso vai permitir que as telas mostrem uma visão realista do que está acontecendo do lado de fora no momento em ela for tocada. E se o céu acabar te enjoando, é possível que a janela se transforme em um sistema de entretenimento.

Tecnologia

As janelas seriam de OLED, mas o que é essa tecnologia? OLED é uma abreviação de diodo orgânico emissor de luz. E isso significa que tem um filme composto por compostos orgânicos capazes de projetar a luz como reação a uma corrente elétrica.

Isso pode parecer tecnologia de outro mundo e muito futurista, mas ela já está sendo usada em televisões, tablets, celulares e monitores de computador. E quando chegar o momento em que esses aviões possam ser fabricados, é bem provável que a tecnologia já estará mais avançada e existirão telas ainda melhores no mercado.

As paredes inteiras do avião serão cheias de telas e os passageiros poderão olhar a vista que os cerca e nunca mais terão que brigar pelo lugar na janela. Mas esse projeto não tem apenas coisas boas. A preocupação de várias pessoas é com a quantidade de luz que essas telas permitirão entrar e o que poderão causar dentro da aeronave, podendo oferecer desconforto para alguns passageiros.

Conheça o vírus que transforma amebas em pedras

Artigo anterior

Casal usa seu casamento para alimentar 4000 refugiados durante todo o dia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido