Entretenimento

Conheça os 10 filhos de Maurício de Sousa que são personagens dos quadrinhos

0

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que quando criança ou jovem não tenha lido nenhum quadrinho da Turma da Mônica. Até porque, todos os personagens caíram no gosto popular e acompanharam várias gerações sendo um incentivo ao hábito da leitura. Além, é claro, de ser uma diversão. As tirinhas foram criadas em 1959, mas o lançamento dos gibis só aconteceu em 1970.

Quem imaginou todos os personagens do bairro do limoeiro foi Maurício de Sousa. E assim como vários criativos, Maurício também tem seus princípios e manias na hora de criar um novo personagem.

Uma dessas características, que é bem marcante na Maurício de Sousa Produções é que os personagens dos quadrinhos da Turma da Mônica consigam representar a sociedade e toda a diversidade que existe espalhada no território do nosso país.

Contudo, Maurício também se inspirou em pessoas específicas para criar determinados personagens. Por exemplo, a famosa menina dentuça de vestido vermelho foi inspirada em Mônica Sousa, filha do criador. Contudo, não foi somente ela que serviu como inspiração.

A turma está cheia de personagens que vieram da família do desenhista. Tanto é que todos os 10 filhos de Maurício de Sousa foram homenageados nas páginas dos gibis. Se você não sabia disso, ou não sabe exatamente que filho é determinado personagem, nós mostramos aqui.

Personagens e inspirações

Mônica

Gshow

A personagem principal foi criada em 1963 e inspirada na filha mais velha do desenhista. E a personalidade forte dela é vista na pessoa real. Além disso, ela realmente tinha um coelho azul quando criança, que foi a inspiração para o conhecido e amado Sansão. Hoje, Mônica Sousa é diretora executiva da Maurício de Sousa Produções.

Magali

Gshow

A melhor amiga de Mônica também foi criada em 1963 e teve como inspiração Magali Spada, outra filha de Maurício de Sousa. Assim como Mônica, a característica principal da personagem, seu amor por melancia, veio da pessoa da vida real.

Marina

Gshow

Essa personagem foi criada em 1994 em homenagem a Marina Takeda. Nos quadrinhos, ela gosta muito de desenhar, da mesma forma que quem a inspirou. Atualmente, Marina é diretora de conteúdo editorial na Maurício de Sousa Produções.

Do Contra e Maria Cebolinha

Gshow

Não são todos os personagens inspirados nos filhos de Maurício de Sousa que aparecem com frequência nos quadrinhos, mas eles existem, como por exemplo, o Do Contra, que assim como seu nome indica, gosta de fazer as coisas de forma diferente do comum. Ele foi inspirado em Maurício Takeda.

Já Mariângela serviu como inspiração para Maria Cebolinha, que é a irmã mais nova do melhor amigo do Cascão.

Nimbus, Vanda e Valéria

Gshow

Nos quadrinhos, Do Contra tem um irmão, o Nimbus. Ele foi inspirado no filho Mauro. E os filhos do desenhista também foram homenageados na Turma da Mônica Jovem, como no caso das gêmeas idênticas Vanda e Valéria, que têm o mesmo nome na vida real.

Professor Spada e Marcelinho

Gshow

Alguns personagens são mais recente, como o Professor Spada que se transforma em Doutor Spam, algo parecido com o visto em “O Médico e o Monstro”. Ele foi inspirado no filho do desenhista chamado Maurício, que faleceu em 2016. E o último filho de Maurício de Sousa que também foi homenageado nos gibis foi Marcelo que inspirou o personagem Marcelinho, que gosta muito de jogar bola.

Maurício de Sousa

BBC

Além de conhecer quais são os personagens que os filhos do desenhista inspiraram nos gibis, é legal também saber alguns fatos a respeito do próprio Maurício de Sousa.

1 – Maurício Araújo de Sousa é filho de poetas. Sua mãe, Dona Petronilha Araújo de Sousa era poetisa. E seu pai, Antônio Maurício de Sousa, trabalhava como poeta e barbeiro.

2 – Ele criou o primeiro personagem quando tinha 12 anos e ainda desenhava na escola. Esse personagem se chamava Capitão Picolé.

3 – O começo da carreira de cartunista de Maurício de Sousa aconteceu com ele produzindo cartazes e pôsteres para ajudar a pagar as contas de casa.

4 – Os primeiros personagens que foram publicados foram Bidu e Franjinha. A primeira publicação aconteceu em 1959 no jornal onde ele trabalhava na época.

5 – Todos os personagens da turma, menos o Cebolinha, não usam sapatos. O próprio Maurício de Sousa disse que isso foi feito para que o desenho ficasse mais simplificado por conta do aumento de trabalho que ele teve.

6 – A Turma da Mônica é um sucesso, tendo os quadrinhos já vendidos mais de 1 bilhão de cópias e sendo publicados em mais de 100 países. O sucesso é tanto que o cartunista já foi homenageado por uma escola de samba.

Fonte: Gshow, Cultura Uol

Imagens: Gshow, BBC

Ex-Bozo reencontra criança que chorou ao tirar foto em seu colo

Artigo anterior

Homem negro tem mãos e pés amarrados e é carregado por PMs em SP

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido