Curiosidades

Conheça os principais nomes que ajudarão Joe Biden a governar os EUA

0

Os Estados Unidos passaram por seu período de eleição. E depois de várias polêmicas, o novo presidente do país, Joe Biden, tomou posse do cargo. Claro que um presidente não governa sozinho e precisa de uma equipe ao seu lado. Para formar sua equipe, Biden escolheu membros com históricos de acordo com o que ele tinha sinalizado que seria o seu governo.

Foram escolhidos ex-funcionários de outras gestões do Partido Democrata e aqueles que são mais atentos as questões raciais e do meio-ambiente. Um exemplo disso é que as pessoas que vão ocupar a Secretaria de Estado e Departamento do Tesouro foram parte tanto do governo Bill Clinton como no de Barack Obama.

Além de ex-funcionários, o novo presidente dos EUA também convocou políticos experientes para fazer parte do seu governo. Mostramos aqui os principais funcionários do governo Biden.

1 – Antony Blinken

Ele será o secretário de Estado e o principal responsável pelas relações com outros países. Blinken foi assessor de Clinton e conheceu Biden no Senado. Além de ter trabalhado co Clinton, ele também foi secretário-executivo de John Kerry, quando ele estava à frente da Secretaria de Estado.

2 – Janet Yellen

Ela já foi presidente do Federal Reserve, que é um órgão responsável pela política monetária nos EUA. Agora, Yellen ocupará o cargo de chefe de Departamento do Tesouro.

3 – Lloyd Austin

O homem é um general de quatro estrelas e tem uma carreira militar de aproximadamente 40 anos. Até ser nomeado como secretário de Defesa por Biden, Austin estava na reserva.

4 – William Burns

Ele é diplomata de carreira e foi responsável pelas negociações secretas entre os EUA e o Irã tendo como resultado um acordo nuclear. Além disso, Burns já foi embaixador na Rússia e na Jordânia. No governo de Biden, ele será diretor da CIA.

5 – John Kerry

Durante o segundo mandato de Obama, Kerry foi secretário de Estado. Ele também teve carreira na política. Em 2004, foi candidato do Partido Democrata à presidência. E entre 1985 e 2003, foi senador do estado de Massachusetts. No novo governo dos EUA, Kerry será enviado especial da presidência para o clima.

6 – Pete Buttigieg

Em 2020, Buttigieg foi um dos concorrentes de Biden nas prévias do Partido Democrata. No começo, ele até estava na frente, mas acabou desistindo e apoiando o atual presidente. E Biden o escolheu para ser secretário de Transportes.

7 – Xavier Becerra

Anteriormente, o homem ocupava o cargo de procurador-geral da Califórnia, que já pertenceu a atual Vice-Presidente. Quando Becarra estava no legislativo ele defendeu pautas como os direitos dos latino-americanos e o programa de saúde do ex-presidente Barack Obama. Mas no governo Biden ele será secretário de Saúde.

8 – Deb Haaland

A deputada democrata vai ocupar o cargo de secretária do Interior. Ela é a primeira mulher de origem indígena a ocupar esse posto.

9 – Alejandro Mayorkas

Essa não é a primeira vez que ele trabalha para o governo. Mayorkas foi diretor do serviço de imigração e cidadania, no primeiro mandato de Obama. Agora, no governo de Biden, ele será secretário do Departamento de Segurança Interna.

10 – Linda Thomas-Greenfield

A mulher tem 35 anos no serviço de relações exteriores dos EUA. Além disso, Linda já trabalhou para o serviço diplomático dos EUA no Quênia, Nigéria, Gâmbia, Jamaica, Paquistão e Suíça. Agora, ela assume o cargo da embaixadora dos EUA na ONU.

11 – Avril Haines

Ela também trabalhou no governo Obama como vice-diretora da CIA e vice-conselheira de Segurança Nacional. E agora, no governo Biden, ela será diretora do Serviço de Inteligência Nacional.

12 – Tom Vilsack

Ele está voltando para um cargo que ele já ocupou. Entre 2009 e 2017, Vilsak foi secretário de Agricultura. E agora, ele volta para esse cargo.

13 – Marcia Fudge

Ela é deputada pelo estado de Ohio e uma das afro-americanas no governo de Biden. Ela foi nomeada com secretária de Moradia e Desenvolvimento Urbano.

14 – Gina Raimondo

Antes de ser convidada por Biden, Gina foi governadora do estado de Rhode Island. Ela é tida como uma democrata moderada e ocupará o cargo de secretária de Comércio.

15 – Marty Walsh

Ele era o prefeito de Boston antes do convite de Biden. Agora, ele serrá o secretário de Trabalho do novo governo.

16 – Isabel Guzman

Ela é a diretora do escritório da Califórnia para pequenas empresas. E agora será a chefe da Administração de Pequenas Empresas.

17 – Jennifer Granholm

Ela é ex-governadora do estado de Michigan e ocupará o cargo de secretári de Energia.

18 – Miguel Cardona

Miguel já foi comissário de educação do estado de Connecticut. E no governo Biden, ele será o secretário de Educação.

19 – Ronald Klain

Na época da vice-presidência, Klain era o chefe de gabinete de Biden. E com Biden presidente o seu cargo não mudou. Ele continua como chefe de gabinete.

Artista francês se tranca em cubo de acrílico por 20 dias

Matéria anterior

Por que algumas pessoas não conseguem emagrecer?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar