Conhece o Savantismo? A síndrome que faz as pessoas serem geniais em algo
Tempo de leitura:1 Minutos, 36 Segundos

Conhece o Savantismo? A síndrome que faz as pessoas serem geniais em algo

Olá caro leitor!

Você já ouviu falar de Savantismo, conhecida como síndrome do sábio ou também como a síndrome do idiota prodígio? Provavelmente você não conhece, certo? Pois é, a gente também não conhecia. Mas é algo tão curioso que resolvemos dar uma estudada sobre ela e compartilhar esse conhecimento para vocês.

Vamos do começo então, no que consiste essa síndrome de nome tão estranho?

O savantismo é considerado um tipo de distúrbio psíquico onde a pessoa em questão, possui em paralelo a um déficit de inteligência, uma imensurável habilidade intelectual em determinada área. Sendo mais comum a sua incidência em pessoas com autismo (1 em cada 10).

stephen1

As pessoas que tem essa síndrome podem realizar feitos realmente incríveis como aprender alguma língua estrangeira em um curtíssimo período de tempo, resolver equações matemáticas em segundos, e fazer coisas quase que humanamente impossíveis e ao mesmo tempo serem  não decorarem um rosto de alguém que acabaram de conhecer, ou não saber como abrir uma lata de milho, e coisas banais do tipo. Por isso o nome secundário de síndrome do idiota prodígio.

Nem todo mundo simplesmente nasce com a síndrome, em alguns casos ela é adquirida após um forte baque na cabeça. Esse é o caso de Derek Amato, que era considerado um cara normal, mas que após bater sua cabeça fortemente na beirada de uma piscina, acabou se tornando um verdadeiro gênio musical do piano, compositor e até mesmo produtor, de modo autodidata.

gen2

Na prática, o savantismo seria como ter duas partes do seu cérebro, e você ser razoável a nível de desempenho em ambas, mas após sofrer algum acidente envolvendo a cabeça, você ser nota 10 em um dos lados, e praticamente 0 do outro lado.

compor1-Tamasjade1

Então não saia por ai dando cabeçada nas estruturas sólidas não, que os riscos para a sua saúde seriam muito maiores do que as probabilidades de você se tornar um gênio em alguma área, viu?!

200 (2)