Fatos Nerd

DC define diferença perturbadora entre Homem-Borracha e Homem-Elástico

0

Desde sua criação por Jack Cole em 1941, o Homem-Borracha tem sido um herói de espírito leve e um alívio cômico nos quadrinhos. Ele apareceu pela primeira vez no título Police Comics #1, da Quality Comics, durante a Era de Ouro dos Quadrinhos.

O personagem ganhou seus poderes após ser banhado em produtos químicos durante um assalto fracassado. Ele é um ex-criminoso que se redime e se torna herói.

Vestido com seu uniforme vermelho, Patrick “Eel” O’Brian se destaca por suas investigações divertidas, utilizando de maneira inusitada seus poderes, que permitem que ele se transforme em praticamente qualquer objeto.

Por outro lado, o Homem-Elástico, ou Ralph Dibny, foi criado pelo roteirista John Broome e o desenhista Carmine Infantino, a pedido do editor do Flash, no início da Era de Prata dos Quadrinhos, em 1960.

Julius Schwartz, o editor, queria um personagem coadjuvante, mas não percebeu que os direitos do Homem-Borracha, adquiridos pela DC Comics da Quality Comics, já estavam disponíveis.

Isso gerou certa confusão, já que, teoricamente, ambos os personagens possuíam os mesmos poderes e desempenhavam funções semelhantes: heróis secundários que atuavam como suporte e alívio cômico. Mas qual o problema nisso?

Via Plano Crítcio

Problemas

O problema é que os direitos de uso do Homem-Borracha custaram à DC Comics, e dividir a relevância desse personagem adquirido com outro criado internamente para ser essencialmente a mesma coisa, mas associado ao Flash, não parecia ser uma jogada de marketing eficaz, tampouco uma decisão editorial inteligente.

Então, qual a grande diferença entre eles?

Antes de discutir grandes mudanças editoriais, vale mencionar que a própria DC Comics optou por dar a Ralph Dibny e sua esposa uma “não tão nobre despedida” na polêmica saga Crise de Identidade.

Na história, Jean Loring, esposa de Ray Palmer, enlouquece e usa os poderes do Eléktron para matar sua amiga Sue Dibny.

Dessa forma, a trama envolve não apenas a traição e morte de dois personagens queridos, mas também o tema do estupro, gerando controvérsia.

Atenção para spoilers de Wonder Woman #13!

Com isso em mente, vamos falar sobre a nova trama que surgiu em Wonder Woman #13, lançado recentemente.

Nele, um grupo liderado pela Mulher-Maravilha se une para invadir a prisão de Amanda Waller e libertar os super-heróis que ela mantém cativos, todos eles sem seus poderes.

Entre os prisioneiros estão o Homem-Borracha e o Homem-Elástico, que também perderam suas habilidades logo no início da saga Absolute Power.

Durante a luta para escapar dos guardas, os dois heróis flexíveis trocam um diálogo raro em suas histórias. O Homem-Elástico comenta como golpear seus inimigos é doloroso, explicando que o “rebote” dos socos causa desconforto devido à estrutura muscular maleável de ambos.

Enquanto isso, a resposta do Homem-Borracha é um tanto perturbadora: “Seu alongamento não dói?!”. A revelação de que seus poderes causam dor representa uma grande mudança em sua trajetória.

Essa nova desvantagem de sua elasticidade traz uma perspectiva autodestrutiva e até violenta para o personagem.

Via Canaltech

Forma corporal

Embora geralmente associado a transformações físicas divertidas e eficazes, as mudanças que o Homem-Borracha assume frequentemente são grotescas, lembrando corpos distorcidos ou invasões perturbadoras.

Recentemente, a DC lançou Plastic Man No More!, uma minissérie do selo Black Label, voltada para leitores maduros, que explora o terror corporal. As transformações são retratadas de forma muito diferente das aventuras cartunescas e infantis do passado do personagem.

Assim, com essa nova revelação de que ele sente dor ao alterar seu corpo de maneira bizarra, a editora parece sugerir que o herói pode até apreciar esse sofrimento…

Outros personagens iguais ao Homem-Borracha

Muitos podem confundir o Homem-Borracha com outros heróis que apresentam poderes parecidos, como o Sr. Fantástico, o Reed Richards.

Claro, a primeira grande diferença é o fato dele ser da Marvel, e não da DC. No entanto, seus poderes lembram os personagens do universo concorrente.

Reed adquiriu seus poderes ao ser exposto a raios cósmicos em uma missão espacial com os outros membros do Quarteto Fantástico. Ele pode esticar e deformar seu corpo, assim como os outros, mas seu foco é menos em usar seus poderes de forma cômica ou grotesca e mais em resoluções práticas e científicas. Ele raramente assume formas extremas, como objetos inanimados.

Além disso é um dos maiores gênios do Universo Marvel e sua elasticidade muitas vezes serve a seus experimentos e invenções. Diferente dos outros dois, que são retratados com foco em humor ou investigação, o Sr. Fantástico é mais centrado, com uma personalidade séria, focada em ciência e liderança.

Enquanto isso, o Homem-Borracha é o mais cômico e versátil, capaz de transformações extremas e grotescas. O Homem-Elástico é mais focado em ser um detetive, e suas habilidades são mais simples e voltadas para investigação.

 

Fonte: Canaltech, Marvel

Imagens: Canaltech, Plano Crítico

Cristal de cinco dimensões pode mudar a história da evolução humana

Artigo anterior

Musk faz bloqueio de Cybertruck a distância e irrita militar russo

Próximo artigo