Curiosidades

De quem é a Antártida?

0

A Antártida é sem dúvidas, o continente mais isolado e misterioso de todos. É muito conhecido por suas enormes geleiras e animais exóticos, sem contar o clima do local, que é capaz de deixar qualquer um com os pelos arrepiados. Se você curtiria saber algumas curiosidades sobre o lugar, certamente vai gostar de conhecer 7 lendas e fatos que fazem a Antártida um lugar espetacular. Vale a pena conferir!

Mas em algum momento você já se perguntou a quem pertence a Antártida? Bom, atualmente poucos podem chamá-lo de casa, sendo privilégio apenas de alguns ursos, pinguins, dentre alguns outros animais, e vale lembrar também que existem por lá alguns cientistas do mundo todo, com o propósito de fazer pesquisas e explorar o local.

Parece ser algo bem pacífico, mas com o decorrer de nossa história, muitos países julgaram (e muitos ainda julgam, por mais que nada possam fazer) que tem algum direito sobre os territórios antárticos e entraram em conflitos na tentativa de assumir o poder.

Localização Geográfica

A localização geográfica da Antártida é muito importante, pois de fato, existem 4 diferentes polos do sul, sendo que cada um passa por constantes mudanças de acordo com a rotação e translação da Terra. Também ocorrem muitas mudanças causadas pela deriva magnética, que acontece devido ao movimento do ferro sob a crosta, fazendo com que a orientação do campo magnético da Terra se desloque.

Nos anos de 1800, o primeiro navio do Reino Unido chegou ao território antártico e seus exploradores e os demais membros da tripulação declararam aquela terra como sua, e fincaram uma bela bandeira britânica no local, mas justamente pelas terríveis condições climáticas, não chegaram a estabelecer colônia, fazendo com que a Antártida permanecesse livre de disputas durante um bom tempo.

Mais tarde, em 1900, o Reino Unido decidiu novamente, tentou tomar posse do que julgavam ser seu por direito. Desenharam um mapa da região e alguns dos segmentos traçados foram reivindicados como parte de seu território. Outros países acabaram fazendo o mesmo, a exemplo da Noruega e da França.

Posteriormente, ainda surgiram o Chile e a Argentina para reivindicar partes do que supostamente, seria o território do Reino Unido dentro da Antártida. Todo esse impasse e constantes conflitos por territórios, levaram ao desenvolvimento do Tratado da Antártida, já ouviu falar? Trata-se de um documento acordado e assinado no ano de 1959, inicialmente, pelos países: Argentina, a Austrália , a Bélgica , o Chile , a República Francesa, o Japão , a Nova Zelândia , a Noruega, a União da África do Sul , a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e os Estados Unidos.

Sem dúvidas o tratado foi um importante evento na história mundial, em que afirma que todos os envolvidos reconhecem que a Antártida é de interesse da humanidade como um todo, e que o local apenas será utilizado para fins pacíficos, e em momento algum, poderá se tornar alvo de disputas territoriais.

Obviamente, é proibido também que algum país tome medidas militares, faça uso de armas ou pratique mineração em território antártico, tudo deve ser feito apenas com a intenção de preservar os recursos naturais do lugar, sendo que até mesmo os cientistas precisam atuar de forma cooperativa, compartilhando todas as informações que conseguirem sobre as terras antárticas.

Bom, acreditamos que você já saiba a resposta para a pergunta que fizemos no título, não é mesmo? Pois bem, a Antártida é uma terra de ninguém, mas ao mesmo tempo, pode ser considerada como uma terra de todo mundo. Bonito isso, não acham?

Depois que o Tratado passou a entrar em vigor, de lá pra cá muitos outros países já aderiram e atualmente conta com 53 assinaturas, sendo que o Brasil entrou no ano de 1975.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam o Tratado da Antártida? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

7 coisas que você não fazia ideia sobre a Coca-Cola

Artigo anterior

13 imagens incomuns que você precisa ver várias vezes para entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido