Ciência e TecnologiaCuriosidades

Dê uma olhada nos impressionantes Data Centers que dão ‘vida’ ao Google

0

O Data Center é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados do Google. Seria como o ”corpo físico” do site. Esses centros de processamentos de dados são projetados para serem extremamente seguros.

Para lidar diariamente com 20 bilhões de páginas web, 3 bilhões de buscas, oferecer gratuitamente 425 milhões de contas de Gmail e armazenar milhões de vídeos no Youtube, o Google conta com uma infraestrutura multimilionária de edifícios e equipamentos espalhados pelos Estados Unidos, Bélgica, Finlândia e, em breve, Chile, Hong Kong e Cingapura.

Dentro dessas  enormes salas são abrigados milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação. Eles são muito seguros também. Montados num salão protegido contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos, onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.

6

 

Contam com sistemas de para extinção de incêndios, sistema inteligente de detecção precoce de fumo e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos. O acesso é controlado por cartões eletrônicos ou biometria e vigilância 24 horas. Ar-condicionado de precisão com monitorização constante, mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos.

4

 

O abastecimento de energia, além da concessionária local, usa geradores de energia de grande capacidade e fonte de alimentação ininterrupta de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento. O “corpo” do Google consomem até cem vezes mais energia que um escritório comum.

2

 

Os Data Centers são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A Google os manteve secretos durante muitos anos. Ainda existem milhares desses centros ao redor do mundo, somente para manter o Google funcionando.

5

 

A infraestrutura exige alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. As normas da Associação das Indústrias de Telecomunicações (AIT) são as mais utilizadas, especificamente a norma AIT 942 que estabelece a classificação de segurança Padrão TIER de 1 a 4.

Manuscrito revela que Jesus e Maria Madalena eram casados e tinham filhos

Artigo anterior

O que você mudaria em seu corpo? Vídeo mostra diferenças incríveis nas respostas de adultos e crianças

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido