Arqueólogos do mundo inteiro buscam encontrar restos de vidas passadas para estudos. Nestas buscas, animais quase intactos já foram descobertos, joias da antiguidade e demais objetos dos nossos antepassados foram recuperados, esclarecendo então um pouco mais sobre a vida de séculos atrás. O nosso solo esconde muito dessa passado e recentemente a história se desenrolou um pouco mais. Um esqueleto humano da pré-história foi encontrado em Florianópolis, Santa Catarina, no Brasil. O achado foi feito durante as escavações para uma obra de trânsito na cidade.

Segundo estudiosos, estima-se que a ossada possa ter cerca de três mil anos. Além dessa descoberta, encontraram outros artefatos arqueológicos no local. Tudo foi achado nas imediações das obras de construção do Elevado do Rio Tavares, no bairro Rio Tavares. De acordo com os arqueólogos, no passado o local servia de abrigo a um sambaqui (depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos índios brasileiros). O local era ainda usado como um santuário para alguns índios. Eles enterravam seu povo por lá.

Publicidade
continue a leitura

Vídeo

Publicidade
continue a leitura

Segundo Osvaldo Paulino da Silva, arqueólogo, o esqueleto é de um homem adulto. Desde 2015, nesse sítio arqueológico já foram encontrados objetos como lâminas de machado, ossos de peixes e mamíferos. Restos de ossos humanos também já haviam sido achados nas escavações no local. O estudioso conta que muito antes da descoberta do Brasil, aquela era a Ilha de Santa Catarina, bastante habitada por índios.

Ainda de acordo com ele, os povos se deslocaram de lá há pelo menos mil e quinhentos anos. O esqueleto encontrado será estudado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Esperam encontrar mais coisas valiosas que possam desvendar ainda mais do nosso passado.

Publicidade
continue a leitura

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 03/09/18 14h16