• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Os 4 gêmeos Siameses mais famosos da história

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      19/01/15 às 19h50

Os gêmeos siameses são os gêmeos idênticos que nascem colados um ao outro. Isso ocorre por uma mutação genética, quando um óvulo é fecundado duas vezes e outras alterações vão acontecendo, impedindo a formação de dois corpos separados.

Os gêmeos siameses podem ser unidos pelo tronco e cada um tem seus órgãos funcionando corretamente e neste caso uma cirurgia para separá-los está indicada. Quando partilham do mesmo fígado, coração ou pulmão, a cirurgia não pode ser feita.

Em alguns outros casos, os irmãos gêmeos siameses são colados na cabeça, nas pernas, nos braços ou em vários locais do corpo, partilhando os mesmos órgãos, o que pode ser perigoso. Neste caso, não é possível realizar uma cirurgia para separá-los pois um deles ou ambos podem vir a morrer durante a cirurgia ou por complicações pós-operatórias.
Aqui estão os 4 gêmeos siameses mais famosos da história, confira:

Millie e Christine McCoy

32
Millie e Christine McCoy (1851 - 1912) eram duas irmãs gêmeas e siamesas unidas pela coluna vertebral. Um dos poucos casos de gêmeos siameses  que tenham sobrevivido muito tempo. Millie e Christine nasceram como escravas de um ferreiro que posteriormente vendeu-as por mil dólares a um empresário circense.
Durante sua infância foram instruídas na arte do canto. As irmãs, apesar da falta de técnica vocal, eram consideradas como excelentes contralto (Millie) e soprano (Christine) com uma extraordinária afinação.

Violet e Daisy Hilton

31
Violet e Daisy, nasceram em 5 de fevereiro de 1908 em Brighton, Inglaterra. Eram siamesas unidas pela cintura e a pelvis. Elas não compartilhavam órgãos vitais.  Sua mãe, uma camareira solteira que chamava Kate Skinner, vendeu suas filhas para a sua patroa, Mary Hilton.

A senhora Hilton sempre viu nas meninas uma fonte inesgotável de dinheiro. Para lucrar com as garotas, Mary as colocou em aulas de dança, canto, piano, clarinete, saxofone e violino. Quando as garotas completaram 17 anos, Violet e Daisy foram levadas aos EUA e exploradas intensamente por Mary Hilton nas feiras. Ela nunca deixava as moças sozinhas ou que conversassem com alguém.

Depois da morte de Mary, as gêmeas conseguiram se libertar dos Hilton e seguiram carreira própria. A imprensa calculava que as siamesas ganhavam em torno de 5 mil dólares por semana nos anos 30, um valor enorme para essa época.

 Giacomo e Giovanni Tocci

33
Os irmãos Tocci eram gêmeos siameses dicefálicos, ou seja, tinham um corpo com duas cabeças. Muitas vezes foram chamados de "O menino de duas cabeças", com estranhos se referindo a eles como apenas uma pessoa, ao invés de duas com personalidades distintas.

Os gêmeos eram conectados da sexta costela para baixo, de modo que cada um tinha um par de braços, mas apenas duas pernas. Eles também tinham corações, pulmões e estômagos separados, mas a genitália era uma só. Como os de muitos outros gêmeos siameses, os pais de Tocci perceberam as vantagens comerciais potenciais de seus meninos, preparando-os para uma vida no show business e os exibindo quando tinham somente um mês de vida.

Embora se saiba que os gêmeos Tocci nasceram em Locana, na Itália, em 4 de outubro, não se conhece ao certo o ano de seu nascimento - especula-se que tenha sido algum momento entre 1875 e 1878. Ao contrário dos outros gêmeos aqui descritos, os Toccis nunca aprenderam a andar, usando todos os seis membros para se locomover ou então fazendo o uso de uma cadeira de rodas. Foi sugerido que esta falta de mobilidade surgiu porque os irmãos estavam muito ocupados com o seu cronograma agitado de shows

Chang e Eng Bunker

30
Chang e Eng Bunker são, provavelmente, os mais famosos entre todos os gêmeos siameses. Na verdade, foi por causa deles que a expressão "gêmeos siameses" foi cunhada.

Eles nasceram em 11 de maio de 1811, em Samutsongkram, uma província do que hoje é a Tailândia, mas que era conhecida na época como Siam. Tamanho foi o reconhecimento dos irmãos e de sua condição, que logo o termo "siameses" foi aplicado a todos os gêmeos unidos por alguma parte do corpo.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+