• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Descubra o significado das letras na barra de sinal do celular

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      31/07/15 às 18h12

Os celulares hoje são indispensáveis, especialmente os smartphones. Mais indispensável ainda é a Internet. Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp; esses são os reais motivos para a compra de um smartphone, poder dividir seus momentos com os amigos e o mundo, ao mesmo tempo que sabe de tudo o que seus amigos e o mundo estão fazendo.

Mas quando não se tem wifi, resta apelar para os dados móveis das operadoras, que custam o olho da cara e não são lá essas coisas. Dentre as oscilações da velocidade da sua internet móvel, que geralmente varia de "ruim" a "pior ainda", aparecem algumas letras, símbolos e números: E, G, H, H+, 3G e 4G.

Descubra o significado dessas letras na barra de sinal do celular:

G

20

A letra "G" representa a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service; em português "Serviço de Rádio de Pacote Geral). A letra significa que a velocidade dos seus dados móveis pode chegar à pouco mais de 17o kb (kilobits) por segundo, mas geralmente a velocidade fica na faixa dos 4o kb/s. Se enquadra na Segunda Geração da telefonia móvel (2G) - sendo a Primeira Geração (1G) apenas a capacidade de fazer ligações.

E

A letra "E" representa o EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution; em português "Taxas de Dados Ampliadas para a Evolução do GSM"). É uma das mais comuns velocidades de rede. O "E" significa que sua internet móvel pode alcançar pouco mais de 400 kb/s, ou chegar a até 560 kb/s. Quase foi enquadrada na Terceira Geração (3G), mas é considerada geralmente a Segunda Geração e Meia (2,5G).

3G

19

O 3G significa Terceira Geração da telefonia móvel, e significa que sua Internet móvel pode alcançar uma velocidade de até 2Mb (megabits) por segundo. Em alguns países, a velocidade varia de 5 à 10 Mb/s.

H

status_3g

A letra "H" corresponde ao HSPA (High Speed Packet Access, em português "Acesso de Pacote de Alta Velocidade"), que é um aprimoramento do 3G (também conhecido como 3G+ ou 3,5G). Garante uma velocidade de 14 Mb/s para sua internet móvel.

H+

O "H+" significa um HPSA evoluído, que garante à sua internet móvel uma velocidade ainda maior, de 168 Mb/s. A maioria dos celulares no Brasil geralmente oscila entre H e H+, dependendo do estado, da cidade e do valor do seu pacote.

4G

4g

Sigla para a Quarta Geração da telefonia móvel, o 4G foi criado para alcançar até 200 Mb/s. Porém, no Brasil, a velocidade média é de 21 Mb/s.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+