Descubra se 10 profecias de Nostradamus para este ano realmente se realizaram

POR Lucas Franco    EM Curiosidades      30/09/15 às 14h04

A esta altura do campeonato, muitos de vocês já estão familiarizados com a figura de Nostradamus. O apotecário e médico da Renascença ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Ele chegou a escrever um livro, chamado "As Profecias", no qual relata várias de suas previsões. A obra é composta por versos agrupados em quatro linhas, organizadas em blocos de cem. Como não poderia deixar de ser,  a Internet está infestada de análises da obra, que a transformam em verdadeiros enigmas.

Muitas destas supostas previsões foram feitas para 2015. Mas será que elas realmente se cumpriram? Os poderes de Nostradamus são assim tão poderosos? Bom, uma análise das profecias, combinadas com o histórico do ano (que ainda não acabou) já indica a resposta. Confira abaixo algumas das profecias.

10 - Um só idioma

Babel

De acordo com Nostradamus, até 2015 toda a população mundial falaria um único idioma, como na famosa história da Torre de Babel. Suas visões faziam referencia a uma espécie de máquina que conseguiria fazer uma tradução universal, permitindo assim a fácil comunicação de todos. Bom, ainda que não exista nada tão eficiente, máquinas como estas já estão nas mãos de muita gente - basta um smartphone com um tradutor instalado. É bem parecido, não?

9 - Volta dos mortos vivos

Zumbie

Nostradamus disse que "na era do milênio, quando não houver mais espaço no inferno, os mortos sairão de suas tumbas". O ano ainda não acabou, mas acho bastante difícil que algo assim ainda vá acontecer. Alguns chegaram a associar o surto de Ebola à tal profecia, temendo a consequências da doença. Bom, o surto foi contido, e nada parecido aconteceu. Será que Nostradamus estava se referindo à estreia de Fear the Walking Dead? Pode ser.

8 - Crise Econômica

Crise

O profeta previu também uma grande crise na economia mundial, e chegou a afirmar que "os ricos morrerão muitas vezes" graças a ela. Dada à atuação situação do planeta (em especial para os brasileiros), o francês acertou. A atual crise já levou a maioria dos países a enfrentar diversos cortes e reestruturações. A Grécia foi o país que mais sofreu, em uma crise que já entrou para a história do mundo - o país chegou a dever 320 bilhões de euros, o equivalente a 177% do seu Produto Interno Bruto.

7 - Telepatia animal

Frank

"O porco vai se tornar um irmão para o homem". Com isto, Nostradamus queria dizer que, no futuro, o homem seria capaz de se comunicar com seus animais, por meio de algum avanço na tecnologia. Você consegue falar com seu cachorrinho? Bom, eu também não. Talvez Nostradamus tenha apenas errado a data. Vamos esperar.

6 - Erupção catastrófica

Vesuvio

Você conhece a história de Pompéia? A cidade foi praticamente apagada do mapa graças a erupção deste mesmo vulcão, que está inativo desde 1944. De acordo com as previsões de Nostradamus, em algum momento entre o final de 2015 e o início de 2016, o vulcão irá entrar em erupção outra vez. Bom, como o ano ainda não acabou, é difícil afirmar qualquer coisa. Eu não viajaria para a Itália, só por garantia.

5 - Pessoas vivendo mais

Idosos

Segundo Nostradamus, a ciência vai se desenvolver de tal forma que o ser humano vai poder chegar aos 200 anos facilmente. E tudo isto começaria em 2015. O francês pode ter errado neste ponto. Ainda que existam estudos para "combater a velhice", a Ciência calcula que isto ainda vai demorar um pouco mais, até 2045. Ainda assim, é inegável que, de uma forma geral, Nostradamus acertou no aumento da expectativa de vida.

4 - Todos morrerem queimados

Sol

"O céu vai se abrir, os campos vão ser queimados pelo calor", foram as palavras de Nostradamus. Esta frase pode ser interpretada de várias maneiras, e não precisa ser levada para o lado literal. Ninguém foi queimado pelo calor, mas é verdade que em 2015 o clima esquentou. De acordo com Organização Meteorológica Mundial, os primeiros seis meses do ano registraram quase 1 grau Celsius acima da média do século 20! E ainda teremos um outubro muito quente pela frente.

3 - Oeste americano vai virar pó

Ponte

Ainda que o oeste americano seja frequentemente alvo de desastres naturais, nada deste nível ainda aconteceu na região (até agora). Como no caso do vulcão na Itália, é difícil afirmar qualquer coisa até agora. Por enquanto, Nostradamus errou. Talvez ele tenha se enganado e sua visão tenha sido, na verdade, uma cena do filme Terremoto: Falha de San Andreas, lançado este ano...

2 - Protestos contra o governo

Protestos

"O povo se negará a pagar impostos ao rei". Nostradamus teria previsto muitos protestos para 2015. Será que ele também previu os panelaços? Eu acho pouco provável. De qualquer forma, 2015 foi um ano marcado por muitas manifestações no Brasil e no mundo. Por aqui, diferente de 2013, quando várias ideologias se uniram por uma única causa, este ano os protestos que mais se destacaram foram aqueles que pediram pelo impeachment da presidente Dilma, além de muitas revoltas contra a corrupção.

1 - Nascimento controlado

Bebes

Aqui o profeta francês acertou outra vez. Embora não aconteça em todo o mundo (ainda) alguns países já controlam o nascimento. Na China existe a Política do Filho Único, que tem o objetivo de reduzir o extenso crescimento populacional da nação de modo a facilitar o acesso da população a um sistema de saúde e educação de qualidade.

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+