Ao redor do mundo todo existem várias descobertas a serem feitas e com as novas tecnologias elas ficam mais fáceis de serem encontradas. Como, por exemplo, três robôs laranja no formato de torpedo que exploraram as águas a noroeste de São Francisco fazendo o escaneamento de uma área de cerca de 80 quilômetros quadrados no fundo do mar. Com isso, eles acabaram encontrando o navio fantasma do Pacífico.
Aproximadamente mil metros abaixo da superfície, os sonares dos robôs encontraram os destroços do navio fantasma do pacífico, que é o único destróier da Marinha dos EUA capturado por forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.
Essa embarcação era conhecida antigamente como USS Stewart ou DD-224. Ele estava no que atualmente é conhecido como o Santuário Marinho Nacional Cordell Bank.
Depois de três dias da primeira descoberta, outros robôs subaquáticos capturaram imagens do navio fantasma do Pacífico. E mesmo que a embarcação já esteja coberta com esponjas e caranguejos, o navio de 95 metros de comprimento ainda está praticamente perfeito e de pé no fundo do mar.
“Esse nível de preservação é excepcional para uma embarcação de sua idade e a torna potencialmente um dos exemplos mais bem preservados de um destróier ‘quatro-pipe’ da Marinha dos EUA conhecidos por existir”, disse Maria Brown, superintendente dos santuários marinhos nacionais Cordell Bank e Greater Farallones.
O navio fantasma do pacífico foi descoberto durante uma demonstração de tecnologia para mostrar a eficiência de explorar o fundo do mar com os robôs atuais. Os drones usados foram operados pela Ocean Infinity, a empresa de robótica marinha, que tem a maior frota do mundo de veículos subaquáticos autônomos.
Esses drones da empresa são usados para criar mapas do fundo do mar em alta resolução. Além disso, a tecnologia também é essencial para que lugares para projetos de construção offshore sejam selecionados, como, por exemplo, parques eólicos e plataformas de petróleo.
Outro ponto que esses drones têm se mostrado importantes é para os arqueólogos marinhos. Tanto que, em 2020, a empresa ajudou na descoberta dos destroços do USS Nevada. Já em 2022, aconteceu a redescoberta do Endurance, que afundou durante uma expedição de 1915 liderada por Ernest Shackleton.
“Estamos no meio de, eu acho, uma mudança radical na descoberta oceânica”, disse Jim Delgado, vice-presidente sênior da SEARCH, Inc., empresa de arqueologia marinha envolvida na descoberta do navio fantasma do Pacífico.
Em 1942, depois de ser afundado e abandonado nas águas de Java, o navio fantasma do pacífico foi recuperado pelas forças japonesas. Ela usou a embarcação para escoltar seus comboios navais. De acordo com relatos dos pilotos aliados, parecia ser uma dos seus próprios navios atrás das linhas inimigas.
Depois da recuperação do navio no pós-guerra, a Marinha dos EUA recomissionou o DD-224 e o rebocou até a Califórnia. Então, ela enterrou o navio fantasma do pacífico no mar no dia 24 de maio de 1946, sob uma chuva de tiros de prática de tiro.
“A história inteira daquele navio foi, na verdade, excepcionalmente bem documentada. A única parte dessa história que não tínhamos é: como ele parece hoje?”, pontuou Russ Matthews, presidente da Air/Sea Heritage Foundation, uma organização sem fins lucrativos, e membro da equipe de descoberta.
Fonte: InfoMoney
Imagens: InfoMoney