Curiosidades

Devemos depilar nossos pelos pubianos?

0

Qual é a sua opinião sobre as pessoas que se depilam? E sobre as que preferem não se depilar? Você sabe qual é a funcionalidade desses pelos em específico? Que tal aprender e entender as vantagens e as desvantagens da depilação nas áreas intimas? Além, é claro, de algumas curiosidades sobre os pelos pubianos que, para muitos, são inconvenientes.

Estética ou higiene?

A maioria das pessoas que se depila diz fazer isso apenas por questões estéticas, e muitas ainda afirmam que é por pura preocupação com a higiene pessoal, mas será que se depilar é realmente mais higiênico do que não se depilar? 

Para aqueles que se perguntam se existe algum motivo para que esses pelos existam e insistam em crescer, a resposta é sim! A começar pelo fato de que os pelos pubianos contribuem para a proteção contra infecções bacterianas e vírus durante o contato com a pele. A presença de pelos impede que partículas estranhas infectem a pele e entrem em seu corpo, então sim, os pelos pubianos podem ajudar a evitar algumas infecções sexualmente transmissíveis, as conhecidas ISTs.

Além disso, a remoção dos referidos pelos feita de forma errada, pode machucar a pele, fazendo com que ela se torne mais sensível e vulnerável a contaminações de doenças sexualmente transmissíveis como herpes, clamídia, HPV e gonorreia.

Apesar disso, não é necessário criar pânico, se você tiver uma boa higiene nas partes depiladas, é muito pouco provável que você acabe contraindo alguma doença apenas pela falta dos pelos. Ginecologistas ainda aconselham retirar o excesso de pelos, para facilitar a higienização da área.

Odores

Mas e quanto aos odores? A falta de depilação deixa a área íntima sujeita a isso? Bem, na verdade não! Se a área estiver com uma higiene adequada, nada mudará o fato de ter ou não pelos. Se você estiver sofrendo com mau cheiro, é bem capaz que isso seja resultado de alguma infecção não ligada aos pelos, ou de uma má, ou completa, falta de higiene.

Então, fique sempre atento a isso e se perceber algum sinal, procure um especialista! E claro, caso sinta necessidade, aparar os pelos também ajuda a manter a higiene em dia! Outra dica é não lavar as partes intimas muitas vezes ao dia, afinal, o excesso de limpeza também é prejudicial, já que pode causar um desequilíbrio na flora local.

Mais uma vantagem em se ter pelos pubianos é que eles controlam a umidade e regulam a temperatura corporal nessa área. Os pelos ajudam a manter a pele mais seca, evitando, assim, as chances de contrair infecções fúngicas. 

Escurece a pele?

Uma pergunta também muito frequente quando o assunto é depilação, é se ela escurece a pele. Saiba que isso só vai acontecer caso você faça uma depilação de forma errada. Uma depilação mal feita fará com que a sua pele fique irritada e é isso que acaba escurecendo a região. Por esse motivo, é muito importante realizar uma depilação correta. Assim, procure sempre pelo método que irá agredir menos a sua pele. Converse com o seu dermatologista também para saber o tratamento ideal da remoção de pelos para o seu caso.

E as inflamações, por que elas acontecem? Elas também são causadas por depilação mal feita ou depilações agressivas à pele. Como por exemplo, a depilação por cera, que muitas vezes gera a foliculite, que é nada mais nada menos que os famosos pelos encravados. A depilação com cera pode sim deixar os pelos mais finos e em menor quantidade. Por outro lado, esse método acaba por deixar a pele mais flácida e até causar manchas. No entanto, a depilação com a gilete, em muitos casos, pode promover alergia e coceira na área depilada. 

Curiosidades

Antigamente era comum depilar mulheres grávidas antes do parto para evitar infecções. Porém, os médicos perceberam que isso tinha, na verdade, o efeito oposto ao esperado, e, atualmente, é indicado apenas que as mulheres aparem os pelos para o parto natural.

Segundo pesquisas, os pelos pubianos masculinos servem mais para indicar a puberdade do que para proteger o órgão genital, então, a remoção total desses pelos nos homens não é contra indicada.

Para as mulheres, outra vantagem em deixar os pelos pubianos é que eles ajudam na liberação de potentes feromônios sexuais para potenciais parceiros, o que sinaliza a fertilidade e faz com que você pareça mais atraente. 

E ai? Depois de saber tanto sobre depilação e pelos pubianos, qual é a sua opinião sobre eles? Concorda em tirá-los ou prefere deixá-los? Certamente, qualquer opção escolhida trará benefícios e malefícios. 

E se os humanos tivessem cauda?

Matéria anterior

A chuva de diamantes em Urano e Netuno

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos