Curiosidades

Dezenas de gatos mumificados foram encontrados no Egito

0

Os gatos são animais adorados por diversas pessoas e, mais do que isso, por povos inteiros. No Antigo Egito, por exemplo, não somente os humanos passavam pelo processo de mumificação. Alguns arqueólogos, durante estudos no Egito, encontraram diversos gatos embalsamados em sarcófagos. Estima-se que tenham pelo menos 6 mil anos de idade. Essas descobertas foram realizadas no sítio arqueológico de Sacara. No local, há um complexo de pirâmides que fica próximo à cidade de Cairo, capital do Egito.

O Ministério das Antiguidades do Egito comunicou que foram encontrados dezenas de gatos. Todos eles estavam mumificados em ao menos três tumbas. No entanto, durante as investigações na região, pesquisadores teriam encontrado sete sarcófagos. Esses estavam com suas portas fechadas e intactas, indicando que o seu interior está fechado e pode esconder segredos de milhares de anos. Além das múmias, os arqueólogos encontraram também 100 estátuas de madeira homenageando os animais. Os gatos eram reverenciados como criaturas sagradas no Antigo Egito.

Eles viviam em residências e nos templos egípcios. A deusa Bastet, protetora das mulheres e ligada à fertilidade, tinha como representação dos sacerdotes a figura de um corpo humano com a cabeça de gato. Além dos gatos e estátuas, pesquisadores ainda encontraram no interior das tumbas uma coleção de escaravelhos. Esses também passaram por um processo de conservação. Os insetos estavam depositados em pequenas urnas adornadas com desenhos. Essas descobertas surpreenderam as autoridades locais. Segundo Mostafa Waziri, diretor do Supremo Conselho de Antiguidades do Egito, essa é a primeira vez que encontram exemplares de escaravelhos mumificados no complexo de pirâmides de Sacara.

Esses insetos, no Antigo Egito, eram utilizados como amuletos e relacionados ao movimento do Sol. Segundo a tradição religiosa, as criaturas eram responsáveis por “trazer de volta o Sol”, durante o amanhecer. Os arqueólogos então utilizaram estátuas de madeira para homenagear os animais que estavam dentro das tumbas. Elas representavam um leão, uma vaca e um falcão. Através do Twitter, o Ministério de Antiguidades do Egito divulgou mais detalhes sobre as descobertas.

E aí, o que você achou disso tudo? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Se você gosta de curiosidades no geral, faça um tour por nosso site e mergulhe em um universo de fatos desconhecidos. Você pode ainda acessar a nossa categoria de testes e responder alguns bastante interativos e curiosos.

O que Stephen Hawking dizia sobre a viagem no tempo?

Artigo anterior

7 casos misteriosos de desaparecimentos envolvendo pessoas conhecidas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido