• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A diferença entre o lado e esquerdo do cérebro pode ser um mito

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      03/04/18 às 19h38

O cérebro foi dividido entre o lado direito e o esquerdo durante muito tempo. E, de acordo com as afirmações antigas sobre o assunto, eles seriam divididos de forma praticamente oposta. Sendo que uma delas seria responsável pela lógica, comportando a razão do indivíduo e a análise mais detalhada de informações (esquerdo). Enquanto a outra se responsabilizaria pela criatividade do indivíduo, desenvolvendo a sua imaginação e intuição (direito).

Mas, mesmo com toda a repercussão que esse "fato" obteve no decorrer dos anos, ele pode ser apenas um mito. Os estudos feitos a respeito dessa divisão partem dos anos 60 e não são exatamente conclusivos como as teorias da internet mostram. E, por esse motivo, muitas pessoas tem se disposto a questionar esse fato. Afirmando que ele seria, na verdade, uma pseudo-psicologia. Já que, assim como muitos mitos, tem uma base verdadeira mas acaba se perdendo no caminho.

Qual a verdade sobre essa divisão?

A divisão completamente oposta, dos dois hemisférios do cérebro, disposta na internet faz as pessoas acreditarem que ambos trabalham separadamente, o que não é verdade. E, apesar de alguns fatores, como a linguagem, terem mais incidência e predominância em um dos lados, isso não excluí a atividade do outro lado. A colocação foi feita pelo neurocientista Steve Novella e, de acordo com ele, a tentativa incensante de separá-los completamente, como se trabalhassem de forma independente, é um erro.

Um estudo feito com cerca de mil pessoas, para desmistificar essa divisão foçada, mostrou que todos usam ambas as partes do cérebro a todo instante e de forma similar. Além disso, a criatividade, relacionada constantemente ao lado direito, não é assim tão facilmente dividida. Apesar de um dos fatores ligados a ela, a intuição, ter se mostrado mais ativa no lado direito, a capacidade de contar histórias acaba sendo proporcionada de forma mais intensa pelo esquerdo. Ou seja, essa divisão precipitada entre ambas as partes pode fazer com que as pessoas tenham uma ideia errada sobre a forma que seu cérebro trabalha. E, portanto, deve ser evitada, concordam? Também já acreditaram nesse mito altamente repercutido? Comentem aí a sua opinião!

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+