Do que o Universo é feito?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      24/08/15 às 18h49

Se um alien conseguisse visitar o nosso Universo a partir de uma realidade paralela, há uma grande chance de que ele não iria nem perceber que nós existimos.

De certa forma isso é óbvio: o universo é enorme e nosso planeta é apenas um pequeno e pálido ponto azul. Mas é pior do que isso: os alienígenas podem até não perceber todas as estrelas e os planetas que orbitam no nosso universo. Eles poderiam até mesmo se perder nas vastas nuvens de poeira que flutuam no espaço.

Todas essas coisas constituem apenas uma fração da matéria no nosso Universo. O resto é outra coisa, um material que ninguém na Terra já viu.

2

Por falta de um nome melhor, os físicos chamam essas coisas "matéria escura". Ninguém sabe o que é, mas os físicos estão ansiosos por respostas.

Tudo o que você vê ao seu redor, desde seu próprio corpo até as estrelas no céu, é feito de átomos. Estes por sua vez são constituídos por partículas menores, como prótons e nêutrons, muitos dos quais podem ser divididos ainda mais.

Quando os físicos começaram a compreender a composição de átomos no início do século 20, parecia que estávamos prestes a compreender a base de toda a matéria no Universo.

3

Mas em 1933, um astrônomo suíço Fritz Zwicky argumentou que a maior parte do Universo tinha de ser feito de algo completamente diferente.

Zwicky analisou todo o material que podia ser observar em grupos de galáxias. Ele descobriu que não havia matéria suficiente para explicar a força da gravidade que "prende" essas galáxias.

As galáxias que Zwicky observou estavam girando tão rápido que elas deveriam ter se espalhado para todos os cantos do Universo, diz Richard Massey, da Universidade de Durham, no Reino Unido. Cada galáxia é como um carrossel que está girando muito rápido: quem está dentro dela deveria ser jogado fora.

4

Zwicky percebeu que deve haver algo a mais lá fora, que ele não podia observar diretamente, mas que tinha uma força gravitacional forte o suficiente para segurar tudo junto. Ele disse que esta forma desconhecida de matéria era "escura".

Na época, ele era considerado um excêntrico e suas teorias não eram levadas a sério. "Ele foi considerado um teórico louco que inventou toda uma nova forma de matéria", diz Massey.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+