Doença desconhecida mata 143 pessoas no Congo

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 5, 20241K Visualizações

Praticamente desde que o ser humano existe na Terra as doenças também estão presentes e fazem mal à saúde no geral. Nos tempos mais recentes, todos ficaram apavorados com o covid-19 e as milhares de mortes que ele causou. Contudo, além dessa doença existem várias outras e que também tem o poder de vitimar muitas pessoas. A situação ainda é pior quando se trata de uma doença desconhecida.

É justamente isso que está acontecendo na República Democrática do Congo com uma doença desconhecida causando várias mortes e deixando as autoridades locais intrigadas. E por conta de tudo isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando a situação.

Essa doença desconhecida é parecida com uma gripe e já foi a responsável por 143 mortes na parte sudoeste do país no continente africano. Essas mortes foram registradas entre os dias 10 e 25 de novembro e, até o momento, foram concentrados na província de Kwango.

Doença desconhecida

Canaltech

 

Por ser algo que ainda ninguém faz ideia do que seja, a recomendação geral para a população do país é que seja evitado o contato com cadáveres e que se tenha o máximo de cuidado possível enquanto toda a situação é investigada.

“Panzi é uma zona rural, então há um problema com o fornecimento de medicamentos”, explica Cephorien Manzanza, representante dos moradores. Tanto que vários dos doentes acabaram falecendo por falta de atendimento. Isso faz com que toda a situação fique ainda mais complexa.

Os próximos passos a serem tomados vão depender do que for descoberto pelas autoridades nos próximos dias. Por exemplo, fazer uma delimitação geográfica pode ser importante para controlar um possível surto e impedir que o patógeno se espalhe para outros lugares que ainda não foram afetados.

Até o momento, essa doença desconhecida teve alguns sintomas que se parecem com um quadro de gripe, mas são inespecíficos. Como por exemplo, febre, dor de cabeça, tosse e anemia.

De acordo com Rémy Saki, vice-governador da província em que as mortes aconteceram,  “uma equipe de especialistas epidemiológicos é esperada na região para coletar amostras e identificar o problema”.

Um ponto importante a ser ressaltado é que além dessa doença desconhecida o Congo está enfrentando uma epidemia causada pelo mpox. Conforme a OMS, o país já teve mais de 43,8 mil casos suspeitos dessa doença e 1,1 mil mortes entre janeiro e novembro. Somente nas últimas seis semanas foram aproximadamente 100 casos. Todos esses números mostram como a situação está longe de estar controlada.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...