Ciência e Tecnologia

Doença misteriosa na Bahia que deixa a urina das pessoas preta

0

Você sabe qual é a cor da sua urina? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o que o seu xixi pode dizer sobre você.

Um fenômeno na Bahia tem causado espanto nos moradores e tem intrigado bastante a ciência. Uma misteriosa doença que deixa a urina preta tem atingido várias pessoas.

Os pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) constataram o surgimento do surto a partir de dezembro do ano passado.

d79b7b70

Além da urina em cor escurecida, a doença misteriosa também provoca dores musculares intensas e insuficiência renal. Já são mais de 52 casos suspeitos registrados, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia.
Nos boletins divulgados, a doença tem recebido o nome de “mialgia[dor] aguda a esclarecer”.  Em entrevista ao portal G1, o infectologista que acompanhou alguns registros da doença em Salvador, Antônio Bandeira, esse surto é como se a pessoa “tivesse feito uma maratona em poucos segundos.

virus-deixa-urina-preta

É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de Coca-Cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica(tóxica para os rins)”.

Duas mortes foram confirmadas. A primeira é a de um homem que apresentava os sintomas do surto e veio a óbito no dia 31 de dezembro, no município de Vera Cruz. A outra vítima morreu no sábado, 07 de Janeiro, em Salvador. Os detalhes sobre o paciente não forma divulgados.

Homem-com-sintomas-da-doença-que-deixa-urina-preta-morre-na-Bahia

Segundo o pesquisador Gúbio Soares, do Laboratório de Virologia da UFBA, em publicação feita no jornal O Globo, ” a equipe deve identificar a doença e sua origem[…]. Mas testes de fezes e urina indicam que a doença pode ser causada por um vírus do gênero Enterovírus ou do gênero Parechovírus.

Apesar de não serem tratados de forma adequada. A Fundação Oswaldo Cruz(FIOCRUZ) também está analisando amostras de material”.

Asian scientist using microscope in the laboratory

A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia informou que 44 pacientes tiveram resultado negativo para infecção bacteriana. Os pesquisadores afirmam que a suspeita é de que peixes consumidos na região tenham causado intoxicação.

O que você achou dessa nova doença? Mande seu comentário para gente!

10 teorias que mudam completamente a história dos filmes

Matéria anterior

8 truques que seu cérebro utiliza para te enganar sem você saber

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.