Qual é a cor da sua urina? Descubra o que seu xixi diz sobre você

POR A Redação    EM Ciência e Tecnologia      21/04/15 às 18h14

Parece uma coisa muito boba para se perguntar, mas você já prestou atenção na cor da sua urina? A maioria provavelmente vai dizer que não, mas por mais que as pessoas nem prestem atenção, a verdade é que na hora da descarga sempre rola aquela "olhadinha" para a obra-prima. Nesses momentos, aliás, é possível entender muita coisa que seu corpo anda falando e você, como sempre, nem se toca para a mensagem passada.

(Clique para ler também: O que seu cocô diz sobre você?).

Para ajudar nessa "missão" fizemos uma lista abaixo com algumas das cores que seu xixi já pode ter apresentado ao longo da vida. Confira a lista abaixo e descubra, de uma vez por todas, o que sua urina está tentado te dizer:

1

Transparente

Essa é a cor que a urina de todo mundo deveria ter. Indica que tudo está correndo bem por aí e que seu corpo está bem hidratado.

Amarelo

Do mais claro ao mais escuro. Esse é um alerta do seu corpo, dizendo que você precisa ingerir muito mais líquidos, especialmente água!

Laranja-escuro

Grandes quantidade de betacaroteno - substância muito encontrada em alimentos como cenoura, abóbora e mamão - podem "tingir" o xixi de um tom alaranjado quase terroso. Essa coloração, aliás, pode ser fruto de antibióticos e altas quantidades de vitamina B, que também provocam o mesmo efeito.

Verde

A cor esverdeada da urina pode ser causada pelo azul de metileno, um medicamento usado para tratar intoxicações. Assim a tonalidade é resultante da mistura do amarelo do xixi com o azul da medicação.

De rosado a vermelho

Bom, nesse caso é preciso buscar na memória se você comeu beterraba. Se for isso, tudo bem, pode relaxar. Já se você não é fã desse tubérculo e sua urina anda colorida dessa forma, pode ser indício de sangue. Aliás, nesse caso é preciso procurar o médico com urgência, já que xixi com sangue pode ser sinal de doenças graves, como infecções e câncer.

Castanho-escuro

Esse é outra tonalidade de alerta! Isso porque o tom pode indicar problemas no fígado. Mas a cor pode indicar somente que a pessoa passou por sessões pesadas de esforços físicos, como no caso de atletas; uma vez que o corpo libera a mioglobina, um pigmento que escurece a urina.

Turvo

Já fez xixi com aspecto leitoso? Se isso aconteceu pode ser sinal de infecção urinária! Se essa tonalidade ainda por acompanhada por espumas, a coisa pode ser mais séria: pode ser sinal de nefrite, uma inflamação nos rins.

Roxo-escuro

Se o xixi, exposto à luz solar, ficar roxo, esse pode ser um indício de porfiria, doença do metabolismo super difícil de ser identificada. Essa cor da urina também é usada de propósito em diagnósticos médicos.

E aí, qual a cor do seu?

A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+