Curiosidades

Durkha: O queijo mais duro do mundo

0

No leste do Himalaia se encontra a produção do queijo mais duro do mundo, chamado de Chhurpi ou Durkha. O alimento é um queijo nepalês tradicional feito de leite de iaque ou chauri, sendo que esse último animal origina do cruzamento entre uma vaca e um iaque, que é um herbívoro de pelagem longa. O animal é parecido com o búfalo, e assim como ele, é um animal de rebanho.

Apesar da sua produção ser dependente exclusivamente desses dois tipos de leite, esse produto é fundamental para a sobrevivência de comunidades remotas no planeta. Além disso, o leite necessário para criar o queijo é encontrado em locais específicos do mundo.

Entre os locais de criação está o Nepal, um país da região dos Himalaias. Assim, o distrito de Sindhupalchock é a principal fonte de rendimento e mercado para a criação dos animais. Por isso, o queijo mais duro do mundo é um produto tradicional feito por fabricação artesanal.

De acordo com pesquisas, o queijo seria produzido há décadas no leste do Himalaia. Além disso, o durkha é riquíssimo em proteínas devido ao leite dos chauris. Por causa disso, apresenta um sabor defumado e uma consistência muito firme. Para quem já experimentou, o relato é que o alimento possui uma textura de chiclete enquanto mastigado.

Como surgiu o queijo mais duro do mundo

Foto: Arijit Dasgupta / Wiki Commons

Acredita-se que o queijo tem origem no Nepal, como um produto popular na sua região, e no Butão. Também é um petisco popular na Índia. Já os consumidores relatam que passam horas mastigando o mesmo pedaço de chhurpi ou durkha.

Depois de duras horas, o queijo vira uma substância mais macia, igual ao que acontece com as gomas de mascar. Porém, durante esse tempo o sabor original se mantém. Isso porque a ação química presente na saliva altera a consistência, mas não muda o sabor, isso devido ao processo de defumação.

Aponta-se que o chhurpi é o queijo mais duro do mundo devido às condições climáticas no Himalaia. A alta altitude na região faz com que o frio intenso altere as características do queijo. Até mesmo alimentos comuns da região, como carne vermelha e peixe, sofrem esse processo.

De acordo com reportagens da BBC, os produtores precisam acordar cedo para ordenhar os chauris e o tempo para separar o leite do creme é de três horas. Em comparação, o queijo suiço leva entre 35 e 40 minutos para se separar.

No entanto, os fabricantes da região do Nepal relatam que a produção deve ser feita antes do leite azedar. Outro fator é que pode-se coletar 300 mil litros de leite por dia, dependendo do número de chauris no rebanho. Mas, em 24 horas pode-se perder metade desse total.

Outras características do durkha

Krish Dulal / Wiki Commons

Acredita-se que o queijo durkha surgiu há milhares de anos devido à necessidade de fazer algo com o leite dos chauris, principalmente os que não podiam ser vendidos ou consumidos. Por isso, esse alimento faz parte da cultura do Himalaia.

Além disso, a consistência do queijo mais duro do mundo é devido à baixa umidade em sua composição. Isso porque a falta de água e ar na mistura faz ele ter essa característica. Além disso, ele pode durar entre 6 a 12 meses se for fermentado e envolto em uma pele animal para conservar.

Devido ao aumento da sua durabilidade, o alimento é extremamente consumido no Himalaia.

Fonte: Segredos do Mundo, BBC

Texas é atingido por “chuva” de peixes

Artigo anterior

Angela Maxwell: A mulher que deu a volta ao mundo andando

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido