Ciência e Tecnologia

É assim que você pode iluminar um ambiente por 40 dias usando batatas

0

Existem várias formas de se produzir energia e você provavelmente já viu muitas delas por aí. Existe um tipo de energia chamada de bioenergia. Ela é produzida por biocombustíveis e usa resíduos orgânicos para a sua produção. Talvez você já tenha ouvido falar ou até mesmo assistido algum vídeo na internet onde as pessoas mostram isso e explicam como fazer. Um dos alimentos com grandes propriedades para a produção de energia é a batata. Mas o que você pode não saber é que ela é capaz de manter uma luz acessa durante 40 dias.

O conhecimento sobre o assunto já se dá a um bom tempo. As teorias e técnicas envolvidas no processo são ensinadas desde 1780, depois que um italiano chamado Luigi Galvani fez a primeira experiência envolvendo o assunto. Para que isso seja possível é preciso que se tenha o auxílio de dois diferentes metais. O ânodo, rico em zinco e eletrodos negativos, e o cátodo, um cobre repleto de elétrons positivos. O ácido presente na batata fara com que a reação química aconteça. E então a energia será produzida.

Novas descobertas feitas sobre o assunto

Sabemos que uma única batata pode gerar energia para uma lampada durante 40 dias. Um tempo consideravelmente alto para um método tão simples e prático. A sua utilização pode ajudar quando se está em condições desfavoráveis em um lugar sem luz e até levar energia para locais com menores condições. Além disso, apesar da pouca voltagem produzida, ela é o suficiente para carregar aparelhos celulares e laptops.

As pesquisas feitas pelos cientistas na Universidade de Jerusalém pretendiam encontrar formas de se aumentar a eficácia energética das batatas. Depois de muitos testes eles descobriram duas técnicas simples para se fazer isso. Uma delas consiste em cozinhar a batata durante 8 minutos. Isso fará com que os seus tecidos orgânicos se quebrem e sua resistência seja diminuída. Pode parecer negativo mas isso faz com que o movimento de elétrons aumente e gere a energia facilmente.

O segundo facilitador se trata de cortar a batata em algumas fatias. As fatias devem deixa-la com 4 ou 5 pedaços. Esse simples ato fará com que a sua eficiência seja aumentada em até 10 vezes. Incrível, não?

Modo de fazer

Para se fazer a sua própria lâmpada com energia de batata você vai precisar de algumas coisas. Além da batata e da lâmpada que irá utilizar, você precisa de condutores. No caso, dois ímãs e dois fios de cobre. Para que isso funcione você precisará fazer um furo no meio da batata, para que a parte inferior da lâmpada possa ser colocada. Em seguida enrole um dos fios de cobre em uma parte do ímã e faça o mesmo com os outros. Ligue os fios já enrolados nas duas laterais da batata e então coloque a lâmpada no meio. Pronto, agora você pode desfrutar da sua bioenergia.

Existem outras formas de se fazer isso. Mesmo que não seja usada popularmente e o assunto sobre ela ainda seja debatido, é um bom experimento para se fazer. O seu uso também pode ser feito em algum cômodo da casa para poupar gastos. O que acha? Caso venha a testar, comenta aí embaixo como foi!

15 imagens insanas que mostram versões redesenhadas das princesas da Disney

Artigo anterior

Blogueira fitness passa um ano sem se depilar e o resultado foi esse

Próximo artigo