• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É isso que acontece quando um grande incêndio encontra um furacão [Vídeo]

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      01/08/18 às 18h21

Esse incêndio que está atravessando o norte da Califórnia é tão poderoso que está criando seus próprios padrões climáticos e está produzindo o que os cientistas chamam de tornado de fogo.

Segundo o Los Angeles Times, esse fenômeno acontece quando uma coluna de fumaça e cinzas é tão grande e quente que ela mesmo consegue controlar o caminho do incêndio e criar diferentes locais de vento e temperatura. Esse fogo é conhecido como uma chama dominada pela pluma.

Aqui temos a visão do céu do tornado de fogo

Chamas desse jeito dão mais trabalho para os bombeiros porque tem um comportamento irregular. Os movimentos do fogo se assemelham aos de um tornado, mas alguns cientistas dizem que um mecanismo diferente causa a rotação. Temperaturas muito altas e o calor concentrado, ao invés de vento, criam uma corrente de ar que fazem a fumaça, cinzas e brasas se espalharem. Mas essa visão é só de alguns cientistas. Neil Lareau, físico da Universidade de Nevada, estuda o comportamento do fogo e diz que sim se pode ficar relativamente à vontade em chamar esse fenômeno de tornado. "Tenho certeza de que algumas pessoas vão discordar disso", acrescentou.

O incêndio atingiu a cidade de Redding em julho e atingiu mais de 100.000 acres. Houve duas mortes, de um operador de escavadeira que tinha sido contratado para ajudar apagar o incêndio e de um bombeiro, além de ferimentos e queimaduras em civis e bombeiros.

Esses são alguns outros tornados de fogo que já aconteceram pelo mundo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+