• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É mesmo perigoso comer massa de bolo crua?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      10/09/14 às 23h18

Casa que tem criança, tem que ter bolo, certo? De preferência de chocolate, bem docinho e moreninho, com muita cobertura para ficar com aquela textura maravilhosas que só quitanda caseira tem. Mas, antes de chegar ao prato, assado e cheiroso, o bolo precisa ser feito e muita gente mantém um ritual meio polêmico durante esse processo: raspar a vasilha para comer os restos da massa crua.

Apesar de ser um delícia, os médicos alertam para a necessidade de nunca deixar isso acontecer, especialmente quando quem vai comer a mistura são os baixinhos. Isso porque, como contém ovos crus, a massa do bolo antes de assar pode estar contaminada com salmonela - uma bactéria bastante nociva ao ser humano - e representar um verdadeiro perigo à saúde.

1.2

Quem entende do assunto alerta que a infecção pela bactéria acontece primeiro na galinha, que transmite o problema aos ovos. Assim, não dá para saber qual ovo está contaminado e qual está bom, então o melhor a fazer é evitar consumir esse tipo de alimento ante do cozimento adequado. (Conheça outros alimentos que também podem ser perigosos e que são consumidos).

Conforme especialistas, os sintomas mais comuns desse tipo de infecção são vômitos e diarreia. Mas a salmonelose pode ser extremamente grave se não for devidamente tratada, chegando mesmo a matar, caso a bactéria se espalhe do intestino para a corrente sanguínea.

Bom... frente a todas essas informações, talvez seja melhor resistir àquela raspadinha na vasilha do bolo de chocolate e evitar, de qualquer forma, outras comidas que contenham ovos crus. Fica a dica!

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+