Curiosidades

É perigoso atender ligações de números desconhecidos?

0

Uma das coisas mais chatas do nosso dia a dia nos tempos atuais é ter que parar tudo o que se está fazendo para atender ligações, ainda mais quando elas são de números desconhecidos e a pessoa fica na dúvida se pode ser algo importante ou telemarketing.

Mas uma dúvida que não são todas as pessoas que têm é: atender essas ligações de números desconhecidos é perigoso de algum jeito? E quais são os cuidados que devem ser tomados e como os golpistas atuam?

O primeiro ponto a ser respondido é que sim, é necessário ter um cuidado com relação a ligações desconhecidas porque elas podem ser mais do que os famosos spans, podem ser também tentativas de golpes. Felizmente, na maior parte das vezes é possível se proteger dos golpes.

Golpe nas ligações

Olhar digital

Isso porque os golpistas agem basicamente com uma estratégia. Geralmente, eles tem alguns dados da pessoa em mãos e ligam dizendo ser do banco onde ela tem conta ou da operadora de cartão de crédito.

Então, várias vezes eles dizem que aconteceu alguma compra em determinada loja com um valor relativamente alto e por isso precisam da “confirmação” ou não da pessoa. Como a possível vítima irá falar que não reconhece a compra, nesse momento eles irão pedir para que ela confirme seus dados.

Depois disso, eles irão partir para a tentativa de conseguir um “dado chave”, como por exemplo, um código. Geralmente, esse código dá acesso ao WhatsApp da vítima, ou faz com que eles consigam transferir o app do banco para o aparelho do golpista.

Justamente por isso que o primeiro cuidado é nunca dar nenhum código numérico de confirmação para terceiros, seja por WhatsApp, SMS ou ligações.

Bancos digitais normalmente não ligam para clientes

Olhar digital

No caso dos bancos digitais, eles não entram em contato com seus clientes por ligações. Normalmente, todo contato é feito através do aplicativo ou e-mail. Além de ficar atento à isso, outra maneira de se proteger é conferir sempre o número das supostas centrais de atendimento com os números nos canais oficiais do banco para ver se existe alguma diferença. E se a pessoa não tiver certeza da veracidade da ligação não envie dados.

No caso de a pessoa receber ligações de números desconhecidos, ainda mais os que não deixam mensagem ou tocam somente uma vez, o recomendado é que ela não retorne a ligação.

Se existir preocupações com a segurança das informações armazenadas no celular é recomendável sempre manter as configurações de privacidade e segurança atualizadas. Além de evitar compartilhar informações sensíveis através de ligações ou mensagens.

Outra dica é se manter sempre informado a respeito de possíveis golpes e tomar medidas para que os dados pessoais e financeiros sejam protegidos. E se a pessoa ficar com dúvida, o recomendável é que ela entre em contato com a operadora de telefonia ou buscar orientação de especialistas em segurança cibernética.

Tudo isso mostra que não atender ligações de números desconhecidos pode ser uma forma de livrar a pessoa de golpes. Outra recomendação é que elas nunca retornem ligações de números internacionais desconhecidos.

Bloqueando

Catraca livre

Mesmo não sendo golpe, as ligações de telemarketing são uma perturbação na vida das pessoas. Para quem quiser bloquear de vez essas ligações, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, lançou o site e serviço “Não Me Perturbe”.

No site, os consumidores podem realizar seu cadastro para não mais receberem este tipo de ligação. Qualquer consumidor pode incluir seus números de telefone no portal.

Para o bloqueio, a Anatel informa que é preciso aguardar um prazo de 30 dias a contar da solicitação no site. Caso isso não ocorra, o usuário deve abrir uma reclamação no site, informando o problema.

Segundo informou a Anatel, estudos estimaram que ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil acontecem com a finalidade de vender produtos e serviços de telecomunicação.

Tanto é que, pelo quarto ano seguido, o Brasil liderou o ranking mundial de ligações indesejadas. Esses dados foram apontados pelo levantamento do aplicativo Truecaller, que aponta os locais mais afetados do mundo com chamadas de números desconhecidos ou oferecendo produtos.

Para se ter uma ideia, somente em 2021, entre 01 de janeiro a 31 de outubro, o Brasil registrou cerca de 32,9 chamadas indesejadas por usuário em um mês. Portanto, o bloqueio de ligações é uma coisa necessária em nosso país.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Catraca livre

Solidão está ligada a hábitos ruins e a um maior risco de morte; entenda

Artigo anterior

Todas as orcas são classificadas como uma única espécie, mas talvez não seja bem assim

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido