Curiosidades

É por isso que algumas estátuas romanas não têm cabeça

0

Roma foi um dos maiores impérios da antiguidade. Quando falamos de Roma Antiga, pensamos em togas, gladiadores, imperadores e guerras, mas várias outras coisas dessa civilização são um marco. Como, por exemplo, as estátuas romanas. Hoje em dia é comum encontrar rachaduras e pedaços faltando nelas. E o que muitas pessoas podem achar que é uma coisa normal do tempo, ao que tudo indica existe um motivo pelo qual algumas estátuas romanas não têm cabeça.

De acordo com os arqueólogos, existem algumas hipóteses para algumas estátuas romanas não terem cabeça. Além dos casos onde as cabeças realmente caiam, era bem comum que os próprios romanos retirassem elas das estátuas dos imperadores que foram infames. Isso era tão comum que tinha até um nome: damnatio memoriae.

Outro motivo pelo qual algumas estátuas romanas não têm cabeça é que alguns escultores criavam, de propósito, estátuas que tinham cabeças removíveis. Também existe o fato do lucro no mercado de antiguidades. Visto que, separando a cabeça do corpo, os negociantes de arte conseguem ganhar mais dinheiro com a venda desses itens separados.

Estátuas romanas não têm cabeça

Olhar digital

De acordo com Rachel Kousser, da Universidade da Cidade de Nova York, o motivo mais comum pelo qual algumas estátuas romanas não têm cabeça é por conta de que o pescoço é, naturalmente, um ponto fraco do corpo humano. E quando uma estátua cai eventualmente, essa é a primeira parte que normalmente quebra.

Ainda conforme Kousser, a falta da cabeça nas estátuas nem sempre é um fato acidental. Sendo a prática do damnatio memoriae bem comum. Esse processo se dava através de uma votação organizada pelo Senado para que registros de imperadores infames fossem apagados. Com isso, propriedades eram confiscadas e retratos e estátuas que foram feitas em homenagem a eles eram desfiguradas.

A última possibilidade, segundo Kenneth Lapatin, do Museu J. Paul Getty, era a criação de estátuas com as cabeças removíveis. Os escultores romanos faziam isso para possibilitar o uso de materiais diferentes no corpo e no rosto, e vários artistas podiam colaborar em uma mesma estátua. Além de poder acontecer uma substituição da cabeça no futuro.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Gilberto Gil dá recado a Preta Gil durante etapa desafiadora do câncer: “Se estiver muito pesado para você, vai, se deixa ir”

Artigo anterior

Arnold Schwarzenegger paga um dólar à Warner Bros há 29 anos para poder manter o objeto mítico de um de seus filmes de pior audiência

Próximo artigo