Ciência e Tecnologia

É por isso que você deveria ensinar palavrões aos seus filhos, segundo a ciência

0

Já experimentou xingar perto de uma criança pequena? Mesmo que não seja de propósito, as vezes acabamos fazendo isso. Algo dá errado e você simplesmente solta um palavrão, sem nem reparar em quem está por perto. Então de repente, a criança te pergunta que palavra é aquela e você precisa se virar para inventar uma resposta. E o pior… Dentro de pouco tempo ela já aderiu a palavra dentro do próprio vocabulário.

Bem, isso é tudo que os pais menos querem para seus filhos. Que mãe vai gostar de ver o filho pequeno xingando tudo e todos? Nenhuma, obviamente. No entanto, novas pesquisas sugerem que na verdade, os pais deveriam ensinar seus filhos a xingar desde cedo. Parece estranho? De fato, mas existe uma explicação bastante convincente para isso.

Pais deveriam ensinar os filhos a usar palavrões

Já reparou que sempre que sentimos dor, temos tendência a dizer alguns xingamentos? É algo praticamente natural. Estudos comprovaram que ao fazer isso, sentimos um alívio quase imediato da dor. Segundo Richard Stephens, autor da pesquisa pioneira que comprovou tal fato: “A dor costumava ser pensada como um fenômeno puramente biológico, mas na verdade ela é muito psicológica. O mesmo nível de lesão vai doer mais ou menos em diferentes circunstâncias“.

“Certo, mas por qual motivo deveríamos ensinar palavrões às crianças?” – você se pergunta. Calma, vamos chegar lá! Pesquisas recentes associaram o xingamento à honestidade, melhor vocabulário e credibilidade, ajudando ainda a pessoa a lidar melhor com situações de dor e raiva. De acordo com a pesquisadora Emma Byrne, especialista em inteligência artificial, estes são bons motivos para ensinarmos as crianças desde cedo. Mas é claro, existem outras razões para isso.

Segunda ela: “Nós tentamos manter essa linguagem forte longe das crianças até que elas saibam como usá-las efetivamente. Mas eu argumento fortemente que nós deveríamos rever essa atitude. Aprender o xingamento de forma eficaz, com o apoio de adultos empáticos, é muito melhor do que tentar proibir as crianças de usarem tal linguagem“.

Ela argumenta que, banindo os palavrões de seus filhos, você apenas contribui para que eles aprendam a usá-los da pior forma possível. Caso você não ensine, certamente eles aprenderão por outros meios. Assim, o mais provável é que não sejam capazes de entender os sentimentos das pessoas ao redor deles, quando usarem tal linguagem. “As crianças precisam aprender como o palavrão afeta os outros“, diz Byrne.

Embora seu trabalho principal envolva a robótica e inteligência artificial, ela é uma grande entusiasta da neurociência e segue fazendo pesquisas no ramo. Afirma que de fato, existem certas palavras das quais precisamos resguardar nossos filhos. No entanto, seria muito mais eficiente introduzir o assunto a eles do que deixar o “mundo” fazer isso. Dessa forma, conseguiríamos até mesmo diminuir o bullying entre crianças pequenas, por exemplo.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

18 revelações femininas sobre alguns hábitos ‘terríveis’ dos homens

Artigo anterior

7 super-trajes mais poderosos e apelões dos quadrinhos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido