É possível dormir de olhos abertos?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      19/09/14 às 23h41

Provavelmente você já viu algum parente ou amigo estranho dormindo, com a cabeça em alguma posição esquisita, de forma que os olhos ficassem praticamente abertos. Além de ser uma visão do inferno, isso não é natural, já que o ato de dormir sem fechar os olhos é na verdade um transtorno médico, conhecido como lagoftalmo.

A condição pode ser temporária - como no exemplo citado - ou permanente, o que torna as coisas um pouco mais complicadas. Abertos, os olhos ficam sem lubrificação,  o que pode levar a sérios problemas. A causa para o não fechamento das pálpebras geralmente é decorrente de problemas no nervo facial, muitas vezes causada pela hanseníase, com a qual o problema é associado.

O problema também pode vir de malformações genéticas, cistos, alergias, sonambulismo e, como você provavelmente já deve saber, quando há uso de sedativos e substâncias depressoras, como o álcool.

always-keep-one-eye-open

Entretanto, o que você sempre quis fazer - dormir de olhos abertos na aula - infelizmente é impossível, já que o controle dos músculos faciais é automático quando se entra no sono. E, mesmo que funcionasse, você precisaria de alguém pingando colírio no seu olho para não ficar cego, o que deixaria a cena mais ou menos parecida com Laranja Mecânica.

Capture-of-Blackbeard

 

a-clockwork-orange-cinemagraphs-forced-exposure

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+