• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

E se Game of Thrones se passasse no Brasil?

POR Lucas Franco    EM Mundo Afora      09/11/15 às 15h36

Se você veio até aqui, já deve conhecer Westeros: o grande continente onde grande parte dos eventos de Game of Thrones se passa. Ele é o lar das Sete Casas que dominam o disputado jogo dos tronos: Stark, Tully, Arryn, Lannister, Baratheon, Tyrell e Martell. Ah, e não podemos nos esquecer também dos Greyjoy das Ilhas de Ferro ou dos extintos Targaryen de Pedra do Dragão.

Westeros é um continente gigante, conhecido por seus extremos. Enquanto o Norte é gelado e inóspito, o Sul é quente, habitado por um povo bem particular. No meio de tudo isto é possível encontrar pântanos perigosos, minas de ouro há muito abandonadas, vales escarpados, rios tão grandes que não é possível avistar a outra margem e, principalmente, uma infinidade de castelos, antigos e novos, cheios de história para contar. Neste ambiente fantástico, George R. R. Martin escreveu sua épica saga, e parte de sua verossimilhança se dá pela imensidão e realidade do mundo criado por ele.

O continente é tão amplo e variado que é impossível não pensar no Brasil. Se o nosso país fosse Westeros e o lar das Sete Casas, como ele seria? Nós tentamos fazer um paralelo, levando em conta alguns aspectos como a vegetação, o clima e alguma das principais características das capitais - tanto as nossas quanto as de Westeros. O resultado você confere bem abaixo. Se você morasse neste país hipotético, onde viveria?

mapaazul

7 - O Norte (Região Sul)

7

A terra dos Stark, se Westeros fosse o Brasil, não poderia manter o mesmo nome. Ora, como poderia haver um Norte no Sul? Isto porque, em todo o nosso país, são as terras sulistas que mais lembram a grande região que um dia foi o Reino do Norte. Claro, o clima brasileiro não chega nem perto de se igualar ao duro frio de Westeros, que em dias de inverno chega a cobrir um castelo inteiro. Se Westeros fosse o Brasil, o inverno não seria tão rigoroso, e só uma pequena parcela do reino realmente iria sofrer com ele. A Muralha, em vez de nos separar das Terras de Sempre Inverno, nos separaria dos outros países da América do Sul. Os Stark precisariam de outro lema.

6 - Terras Ocidentais (Minas Gerais)

6

Se Westeros fosse Brasil, os habitantes de Minas Gerais seriam governados pela Casa Lannister. Que tal, ein? As Terras Ocidentais dos Sete Reinos são formadas por muitas colinas e montanhas, como também é o estado mineiro. Ela também é uma região de muitas minas de ouro e outros metais preciosos, que fizeram a fortuna das Casas Lannister e Casterly, antes deles. Bom, Minas Gerais não recebeu esse nome atoa. Certamente a região seria uma das mais ricas e influentes do novo reino.

5 - Campina (Centro Oeste e Tocantins)

5

Jardim de Cima é, muito provavelmente, um dos castelos mais belos de toda Westeros. Embora nós ainda não tenhamos sido apresentados a ele, todas as descrições já feitas nos levam a crer isto. Cheio de árvores e jardins, a sede da casa Tyrell não poderia encontrar melhor equivalente no Brasil que a cidade de Goiânia - a mais arborizada do país. Como se não bastasse, toda a região da Campina, onde se encontra o castelo, é muito semelhante à região centro-oeste do Brasil, uma das mais férteis do Brasil.

4 - Vale de Arryn (São Paulo)

4

O Vale de Arryn, graças à sua posição estratégica e defesas naturais, se tornou uma das regiões mais férteis e ricas de Westeros, o que bate bem com o estado de São Paulo. Claro, não há nenhuma cidade monstruosamente grande como a capital paulista em Westeros, já que nem Porto Real chegaria perto. Como a região se encontra a uma alta altitude, a névoa é bastante comum por lá, fazendo lembrar muito o estado brasileiro.

3 - Terras da Coroa (Rio e Espirito Santo)

3

Se Westeros fosse Brasil, a cidade maravilhosa seria substituída pela "belíssima" Porto Real. Uma boa troca? Bom, eu diria que não. A região, em Westeros, é governada diretamente por quem domina o trono de ferro. Quando a trama de Game of Thrones se inicia, esta honra pertence à Casa Baratheon, que também detém as Terras da Tempestade, mais ao sul. Tanto o clima quanto a posição geográfica das Terras da Coroa lembram muito os estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo, que rapidamente se tornariam um dos mais importantes da nova Westeros.

2 - Terras Fluviais (Região Norte)

2

Nada de Tridente ou qualquer um de seus ramos aqui. Se Westeros fosse Brasil, as Terras Fluviais seriam cortadas pelo rio Amazonas ou, ainda, pelo rio Negro e o Solimões. As Terras Fluviais de Westeros, governada pelos Turry de Correrrio, não receberam este nome atoa, e não há outra região do Brasil que se adequaria melhor. Ora, o que melhor que a bacia amazônica para uma Casa cujo símbolo é uma truta saltitante? Os Tully ficariam satisfeitos!

1 - Dorne (Região Nordeste)

1

A região mais quente (em todos os sentidos) de Westeros lembra muito o nosso Nordeste. Como se não bastasse o clima árido e seco, Dorne também é o lar de um povo bem variado, amante da boa culinária e das paixões da vida. É lá onde se encontra a comida mais apimentada dos Sete Reinos, bem como as mais belas mulheres. Claro, nem tudo é deserto em Dorne, assim como nem tudo é caatinga no Nordeste. As duas regiões possuem lindos cenários naturais de tirar o fôlego, se destacando por isto.

Próxima Matéria
Imagens GoTDB
Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+