Curiosidades

E se o Brasil fosse a maior potência mundial

0

Tudo bem que até pode ser um tanto quanto complicado, tentar vislumbrar demais e esquecer da nossa atual realidade. Mesmo assim, e apesar de todos os pesares, nós brasileiros no fundo sabemos que realmente sofremos com o famoso “complexo de vira lata”, e que comparada a maioria dos países que existem por aí, até que temos uma vida tranquila, longe de guerras, com abundância de água doce e recursos naturais, e uma série de outras vantagens.

Apesar do Brasil não ser o país dos sonhos para os seus nativos, ele já se tornou o sonho realizado de muitos imigrantes que enxergam nas terras tupiniquins, uma possibilidade de vida nova.

Mas agora que tal a gente fazer um exercício de imaginação hipotético, de como seria o nosso país caso ele de fato fosse a primeira potência mundial?

03

A primeira coisa que precisamos entender, é que uma superpotência não é formada graças a riqueza econômica que possui. Até porque é preciso existir o equilíbrio e a supremacia de 3 fatores principais: a econômica, influência política e força militar.

Isso implica dizer que precisamos deduzir como seria o comportamento do Brasil nessas 3 áreas principais. Como já sabemos, o povo brasileiro é bastante alegre e bem receptivo. Como primeira potência atrairíamos ainda mais os turistas, visto que além da exuberância natural que possuímos, teríamos também infraestrutura, transporte público de qualidade, marcas de luxo que viriam para cá investir no país, além de muito mais segurança.


O turismo seria, portanto, intensificado, e morar no Brasil ou conhecer um brasileiro seria algo glamourizado. Economicamente falando, iriamos continuar exportando, mas não as nossas matérias primas, e sim produtos que possuem tecnologia de ponta.

04

O brasil atualmente exporta matéria e importa produtos, esse tipo de relação não mais existiria, visto que teríamos a tecnologia, a mão de obra qualificada e ainda por cima a matéria prima.

Possivelmente não existiria tantas privatizações, uma vez que os órgãos e estabelecimentos públicos seriam de qualidade, e tudo bem que a privatização é sim muito adotada nos EUA por exemplo, mas essa conduta teria muito a ver com o tipo de política que se faz no Brasil.

Politicamente falando o Brasil é visto internacionalmente como um país de paz, nós não invadiríamos o Iraque ou tomaríamos partido em guerras que não são nossas.

O português seria uma língua mundialmente estudada, e para os negócios ou estudo seria quase obrigatória em todo o mundo. Nossos institutos de pesquisas seriam ainda mais reconhecidos, e apesar de não ser algo positivo, a Amazônia seria possivelmente mais desmatada, uma vez que é praticamente impossível ser uma grande potência e manter intocável uma reserva como esta.

SONY DSC

Por outro lado, investiríamos muito mais em pesquisas que buscam encontrar curas ou melhorias de vida através da biodiversidade da floresta amazônica.

Culturalmente falando, as nossas novelas e artistas seriam referencias mundiais. E o que fosse moda aqui, seria copiado no mundo todo.

Obviamente teríamos uma melhor e maior qualidade de vida, as favelas talvez ainda existissem, porem em uma menor quantidade e novo modelo. Por fim, o Brasil seria o centro das atenções, e cada acontecimento que surgisse por aqui, seria notícia no mundo inteiro.

O samba seria mais valorizado, e possivelmente a questão “racial” e da miscigenação seria mais discutido e consequentemente mais aceito, uma vez que somos o país mais mestiço de todo o mundo.

05

Os padrões de beleza que existem na mídia também poderiam variar um pouco, a beleza da mulata e outras qualidades femininas poderiam ser mais reconhecidas. Uma vez que diferentemente dos EUA a nossa população é formada por uma maioria negra ou parda.

Por fim, temos a certeza que nossas responsabilidades seriam gigantescas, mas que sem dúvida alguma, a nossa vida seria muito melhor.

Mas e então queridos leitores, vocês também conseguiram imaginar esse mundo juntamente com a gente? Teve suas próprias ideias e criou hipóteses para como seria a vida em um Brasil superpotência? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.

9 curiosidades que vão te fazer ter vergonha de ser da espécie humana

Matéria anterior

7 provas de que você definitivamente não sabe flertar

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos